Cinema japonês contemporâneo no Museu do Oriente

Filmes japoneses, nunca estreados no circuito comercial português, vão ser exibidos no Museu do Oriente aos domingos, no mês de agosto. Romance histórico, drama e comédia, quatro filmes contemporâneos com sessões gratuitas.

Cinema japonês contemporâneo no Museu do Oriente
Cinema japonês contemporâneo no Museu do Oriente. Foto: Thermaromae ©2012 thermae romae film partners

O Museu do Oriente dedica os domingos de agosto, dias 5, 12, 19 e 26, ao cinema japonês, apresentando quatro filmes de realizadores contemporâneos, nunca estreados em Portugal no circuito comercial. Romance histórico, drama e comédia, podem ser vistos a partir das 18.00, em sessões gratuitas.

No dia 5 de agosto é exibido “A Tale of Samurai Cooking – A True Love Story” [2013], de Yuzo Asahara, descreve os dramas do clã Kaga na perspetiva da mulher que casa com o filho de Funaki, um dos pilares da cozinha do clã Kaga no período Edo, considerado como um “Samurai de Cozinha”.

Samurai Cooking ©2013 A Tale of Samurai Cooking Film Partners
Samurai Cooking ©2013 A Tale of Samurai Cooking Film Partners

O filme mostra as refeições elaboradas de acordo com o receituário da família Funaki – “Ryori Mugonsho”, e recria o funcionamento das cozinhas das famílias dos samurais na época. Haru (Aya Ueto) é uma talentosa mas teimosa cozinheira, o que a leva a divorciar-se do marido depois de um ano. No entanto, ela é convidada pelo “Samurai de Cozinha” a casar-se com seu filho e herdeiro, Yasunobu (Kengo Kora), para trabalhar e remediar a falta de habilidade culinária deste.

No dia 12 de agosto está agendada a adaptação cinematográfica da série televisiva “Mameshiba” [2009], por Toru Kamei, que retrata a jornada de um homem que, acompanhado por um cachorrinho de dois meses parte em busca da sua mãe que fugiu de casa.

Mameshiba © 2009 Mameshiba Production Committee
Mameshiba © 2009 Mameshiba Production Committee

Um dia, Jiro (Jiro Sato), um desempregado de 35 anos que nunca saiu da sua cidade, encontra Ichiro, um cachorro da raça Mameshiba com um lenço vermelho em volta do pescoço. Juntos partem em busca da mãe de Jiro, em direção a muitas aventuras e um surpreendente desfecho.

No dia 19 de agosto, “Nobody to Watch Over Me” [2009] de Ryoichi Kimizuka, retrata o sofrimento da família de um assassino adolescente e os esforços do detetive Katsuura (Koichi Sato) para protegê-la da invasão da imprensa e do escrutínio público, concentrando-se na irmã do acusado – a brilhante estudante Saori (Mirai Shida). Num jogo mortal de “escondidas”, internautas irados com o jovem suspeito sob custódia policial expõem as informações pessoais da família, bem como todas as suas atividades.

Nobody © 2009 FUJI Television Network, Nihon Eiga Satellite Broadcasting Corporation, Toho
Nobody © 2009 FUJI Television Network, Nihon Eiga Satellite Broadcasting Corporation, Toho

Esta história cativante reflete os temores atuais relacionados com os perigos das redes sociais e da invasão da privacidade, ao mesmo tempo que ilustra o declínio da família moderna. Em 2008, ganhou o prémio para Melhor Argumento no Festival Internacional de Cinema de Montreal.

Dia 26 de agosto, o último domingo do mês é dedicado à comédia “Thermae Romae” [2012] de Hideki Takeuchi, uma adaptação da popular manga de Mari Yamazaki, que ganhou o Grande Prémio de Manga 2010 e o Prémio de Cultura Tezuka Osamu para o melhor trabalho de curta-metragem.

Thermaromae ©2012 thermae romae film partners
Thermaromae ©2012 thermae romae film partners

Hiroshi Abe e o restante elenco de atores assumem o papel de cidadãos da Roma Antiga. A história foi filmada num grande estúdio aberto, construído na Cinecittà, em Itália. Lucius (Abe), um arquiteto de banheiras para termas (Thermae em latim) do Império Romano, viaja inadvertidamente no tempo e vai parar a uma casa de banhos japonesa moderna. Ele toma nota dos elementos da cultura japonesa que vai conhecendo, levando-os de volta para Roma onde é extremamente bem-sucedido, o que leva o Imperador a encomendar-lhe a construção de umas grandes termas.

Este ciclo é coproduzido pela Embaixada do Japão e todos os filmes são legendados em português. A entrada é gratuita mediante o levantamento de bilhete no próprio dia.

Japão: Quatro Cineastas Contemporâneos

Domingos, 5 a 26 agosto
Auditório
18h00
Entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete no próprio dia
Coprodução: Embaixada do Japão

5 agosto | A TALE OF SAMURAI COOKING – A TRUE LOVE STORY [2013] de Yuzo ASAHARA
Duração: 121’
M/15 anos
12 agosto | MAMESHIBA [2009] de Toru KAMEI
Duração: 106’
M/ 14 anos
19 agosto | NOBODY TO WATCH OVER ME [2009] de Ryoichi KIMIZUKA
Duração: 118’
M/16 anos
26 agosto | THERMAE ROMAE [2012] de Hideki TAKEUCHI
Duração: 108’
M/12 anos