CLASH!: debates sobre o projeto europeu com Companhia de Dança de Almada

    Companhia de Dança de Almada, envolvida desde 2019 no projeto europeu CLASH!, vai, nos dias 6 e 17 de fevereiro, apresentar e debater em online os resultados do projeto. Vão ser apresentados vídeos dos trabalhos realizados.

    CLASH!: debates sobre o projeto europeu com Companhia de Dança de Almada
    CLASH!: debates sobre o projeto europeu com Companhia de Dança de Almada. Foto: DR

    O projeto europeu CLASH! When classic and contemporary dance collide and new forms, em que participou a Companhia de Dança de Almada, tem a seu término em fevereiro de 2021 com iniciativas online, onde o debate pode identificar e esclarecer a possível repercussão do projeto europeu na companhia, nomeadamente sobre os resultados artísticos, na produção da peça “Noir” criada para palco e ecrã.

    A Companhia de Dança de Almada vai fazer a apresentação da peça “Noir” com extratos de vídeos sobre o processo da criação e produção. Numa interação esperada com o público e entrevistas com a direção e a equipe artística envolvida no projeto, vai permitir uma visão clara das várias valências envolvidas no projeto.

    No dia 6 de fevereiro às 16h00 e durante 48 horas, no canal Youtube e nas páginas de Facebook e Instagram da Companhia de Dança de Almada (@companhiadedancadealmada), vão ficar disponíveis o projeto europeu e a criação de ”Noir”.

    No dia 17 de fevereiro às 15h00 (hora de Lisboa) decorre o evento de encerramento oficial do projeto a nível europeu, que envolveu parceiros dos quatro países – Balletto di Roma e Sapienza Università di Roma (Itália), Companhia de Dança de Almada (Portugal), 420PEOPLE (República Checa), Derida Dance Center / Art Link Foundation (Bulgária) e Polski Teatr Tańca – Polish Dance Theatre (Polónia). A conferência de encerramento totalmente online, tem transmissão na plataforma online do projeto, em http://clashproject.eu/.

    O projeto CLASH! foi iniciado em 2019 com o objetivo do estudo do estado da arte na Europa no que respeita ao encontro entre a dança clássica e a contemporânea nos diferentes setores afetos às questões estéticas e artísticas. O estudo, para além da formação de bailarinos, também considerou as políticas de desenvolvimento de públicos e gestão das companhias de dança.

    Durante o desenvolvimento do estudo foram realizados seminários e encontros públicos com atores culturais ativos nas áreas. Iniciativas que decorreram sobretudo durante o ano de 2019.

    Em 2020, a Companhia de Dança de Almada, indicou que, para além de alguns eventos de divulgação, a maior atenção foi dada ao projeto de criação artística que decorreu da pesquisa anterior e resultou no CLASH! Festival Internacional – O Híbrido em Modelos de Dança, entre o Clássico e o Contemporâneo, que teve a sua realização de 8 a 13 de dezembro de 2020.

    O festival, inicialmente previsto para ser itinerante, o condicionante da pandemia de COVID-19, teve a concretização em formato digital, Uma jornada intensa pela dança, que possibilitou um “encontro virtual” entre diferentes países e parceiros europeus.

    Com seis eventos dedicados à dança a serem transmitidos todos os dias na plataforma do projeto – clashproject.eu, na página do Facebook e no Vimeo, com compartilha das mesas-redondas e das criações de videodança produzidas pelos parceiros.

    O 5.º dia do festival teve a curadoria da Companhia de Dança de Almada e foi apresentado pela diretora artística, Ana Macara, com o tema “Processos Criativos em videodança”.

    Companhia de Dança de Almada referiu, em comunicado, que foram ouvidos os autores das diferentes peças apresentadas em cada dia do evento: Václav Kuneš (República Checa); Davide Valrosso (Itália); Agnieszka Jachym, Jerzy Kazmierczak e Zbigniew Kocieba (Polónia).

    O tema foi abordado também pelos autores da peça de dança ”Noir”, apresentada em palco e na sua adaptação para a tela, o coreógrafo Bruno Duarte e a realizadora espanhola Marta Romero (interpretação: Beatriz Rousseau, Bruno Duarte, Francisco Ferreira, Joana Puntel, Luís Malaquias, Mariana Romão e Raquel Tavares; cinematografia e graduação: Lluís Miras; música: Brenda Lee, Bruno Duarte, Davidson Jaconello e Martin Phipps).

    Os vídeos dos dias do festival estão disponíveis em https://vimeo.com/clashproject, mediante solicitação, indicou a Companhia de Dança de Almada, e acrescentou que os interessados podem pedir acesso escrevendo para office@clashproject.eu.

    O projeto CLASH! é liderado pelo Balletto di Roma (Itália) em parceria com a Companhia de Dança de Almada (Portugal), 420PEOPLE (República Checa), Derida Dance Center / Art Link Foundation (Bulgária), Polski Teatr Tańca – Polish Dance Theatre (Polónia) e Sapienza Università di Roma (Itália), cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia (Contrato de Subvenção n°. 2018 – 2032 /001 – 001) e, em Portugal, pelo Governo de Portugal, Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes.