Coimbra: “PicNic com Saúde” inclui ciência, música e diversão

No Polo das Ciências da Saúde, em Coimbra, vai falar-se de ciência e de saúde num PicNic aberto à população e pensado para toda a família. No dia 9 de julho os investigadores fazem o convite para a primeira edição do “PicNic com Saúde”.

Coimbra: “PicNic com Saúde” inclui ciência, música e diversão
Coimbra: “PicNic com Saúde” inclui ciência, música e diversão

Promovido pelo Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), o “PicNic com Saúde” junta ciência, saúde, música e diversão num só espaço.

Coimbra vai ter a sua primeira edição do “PicNic com Saúde” aberto a toda a população. O evento é promovido o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC).

A iniciativa pretende promover estilos de vida saudáveis, aproximar os cidadãos da ciência e fomentar a literacia em saúde. O PicNic está marcado para o próximo dia 9 de julho, no espaço exterior do Polo das Ciências da Saúde, e está pensado para todas as idades.

O programa do “PicNic com Saúde” inclui tertúlias, música, workshops, exposições e uma interativa mostra de ciência, entre muitas outras atividades. Estarão igualmente disponíveis no recinto barraquinhas de venda de comes e bebes.

Henrique Girão, Diretor do Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR), referiu que o evento é uma ótima oportunidade para promover um maior envolvimento da sociedade em assuntos relacionados com a ciência e a saúde, e que “é fundamental que as instituições se abram à sociedade e, sobretudo, contribuam para a desmistificação aquilo que é a ciência e o trabalho do investigador. Enquanto agentes de produção de conhecimento, acreditamos que é importante incentivar pessoas de todas as idades a a sentirem-se informadas, inspiradas e incluídas”.

Sobre as atividades relacionadas com a promoção de estilos e hábitos de vida saudáveis, Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da FMUC, indicou que esta é uma questão que se assume como prioritária no que toca ao ensino da medicina, pois “mais do que tratar doenças é fundamental preveni-las e a melhor forma de o fazer é através da promoção da saúde. Intervir e fornecer informação e formação na área da saúde, alimentação saudável e exercício físico, bem como promover a adoção de estilos de vida mais saudáveis na população, é uma preocupação que tentamos incutir nos jovens estudantes que terão um papel preponderante enquanto futuros médicos.”

O “PicNic com Saúde” conta com o patrocínio dos Laboratórios Basi, e o apoio do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), do Turismo do Centro e da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.