Colheita do lúpulo em Bragança

“Vem colher o nosso lúpulo” é uma iniciativa da Super Bock Casa da Cerveja para proporcionar aos consumidores de cerveja uma experiência única de descoberta de um dos ingredientes da cerveja, que se produz apenas na região de Bragança.

Colheita do lúpulo em Bragança
Colheita do lúpulo em Bragança

A Super Bock Casa da Cerveja vai proporcionar aos consumidores a oportunidade de participar na colheita de lúpulo, nas únicas plantações de cariz agrícola que existem no país, em Bragança.

A iniciativa “Vem colher o nosso lúpulo” decorre no dia 8 de setembro, e além de dar a conhecer as particularidades deste ingrediente cervejeiro, vai permitir aos participantes a experiência única de colheita tradicional do lúpulo, dado que atualmente a colheita é automatizada.

Durante a experiência de colherem o lúpulo manualmente, como se fazia antigamente, os participantes assistem a colheita com recurso a máquinas. No final da colheita, os participantes têm outro momento único ao desfrutar de um almoço de fingerfood ao ar livre, harmonizado com as cervejas Super Bock Selecção 1927.

O lúpulo é uma planta trepadeira, que chega a atingir os 7 metros de altura. No entanto, a parte que é utilizada como ingrediente cervejeiro é a lupulina, que está localizada dentro da flor do lúpulo, sendo esta a responsável pelas características de aroma e amargor que confere à cerveja.

Bragança é a única região do país onde ainda se produz esta planta de forma agrícola, mais concretamente em duas plantações, com um total de 12 hectares. A produção é inteiramente adquirida pelo Super Bock Group, representando aproximadamente 10% das suas necessidades de lúpulo.

A experiência “Vem colher o nosso lúpulo” decorrerá no dia 8 de setembro, sábado, entre as 8h30 e as 18h00, no concelho de Bragança. O transporte é assegurado pela Super Bock Casa da Cerveja desde as instalações do Super Bock Group, em Leça do Balio até à plantação e o respetivo regresso.

Para participar os interessados devem inscreverem-se até ao dia 5 de setembro através do reservas@superbockcasadacerveja.pt sendo as inscrições limitadas a 45 lugares e ao pagamento de 27,50 euros por pessoa.

A Super Bock Casa da Cerveja é um circuito de visitas aberto ao público num espaço verdadeiramente excecional situado no Centro de Produção do Super Bock Group, em Leça do Balio. Com ambientes sofisticados, uma arquitetura e decoração moderna e inovadora, é um circuito que permite conhecer todo o processo de fabrico da cerveja, desde as matérias-primas que lhe dão origem, à produção do mosto, passando pela fermentação e terminando no enchimento onde se pode ouvir o tilintar das garrafas. Há ainda espaço para descobrir os momentos marcantes, histórias e curiosidades da marca Super Bock, assim como degustar alguns estilos de cerveja.