“Comédia de Bastidores” na programação online do Teatro Nacional São João

Teatro Nacional São João leva à sala virtual a peça “Comédia de Bastidores”, que teve estreia em outubro de 2020. De 24 de fevereiro a 9 de março de 2021 a peça está disponível “on demand”, com bilhete de 2 euros.

“Comédia de Bastidores” na programação online do Teatro Nacional São João
“Comédia de Bastidores” na programação online do Teatro Nacional São João. Foto: © João Tuna

Após a transmissão de Bella Figura, o Teatro Nacional São João (TNSJ) dá continuidade à sua programação online, com a disponibilidade pela Internet da peça “Comédia de Bastidores”. A peça teve a estreia em outubro de 2020 no TNSJ, e pode agora ser vista ou revista através da plataforma online BOL. “Comédia de Bastidores” terá assim a primeira “récita virtual” hoje, às 21h00, ficando vai ficar disponível para visualização até dia 9 de março em diferentes horários, on demand.

O espetáculo “Comédia de Bastidores”, que tem por base o “divertimento teatral” de 1972 do dramaturgo Alan Ayckbourn, marcou o regresso do encenador Nuno Carinhas ao palco do São João, depois de uma década enquanto diretor artístico da Instituição, acompanhado por João Cardoso, que encenou o espetáculo pela primeira vez em 1997, numa tradução de Paulo Eduardo Carvalho para o Teatro Experimental do Porto (TEP). Nessa altura, e fugindo à tradução literal do título original da peça, Absurd Person Singular, a dupla João Cardoso/Paulo Eduardo Carvalho optou por uma versão mais livre do título: “Comédia de Bastidores”.

Depois de mais de 20 anos, Comédia de Bastidores regressou aos palcos da cidade do Porto, recorrendo à mesma tradução de Paulo Eduardo Carvalho. Durante a construção da peça, Nuno Carinhas e João Cardoso redescobriram as inusitadas combinações do autor anglófono mais representado a nível internacional, numa história que retrata em três ceias de Natal, divididas em três atos, um casamento burguês, o adultério, os conflitos de classe e as pequenas obsessões.

A peça, que pode agora ser revisitada online, foi gravada no dia de estreia no palco do São João, pelo realizador Luís Porto. A reposição em vídeo fica disponível a partir de hoje, 24 de fevereiro, e até 9 de março de 2021, pode ser vista de quarta a sexta-feira, às 21h00; e ao sábado e domingo, às 16h00 e 21h00. Já nos dias 8 e 9 de março, o espetáculo será transmitido às 21h00. O bilhete tem o custo de 2 euros. No momento da compra deverá ser escolhido o dia e horário para a visualização na sala virtual da BOL.