Comemorações do 25 de Abril em Lisboa com vasta programação cultural

Lisboa celebra a Revolução dos Cravos e a Liberdade – o 25 de Abril - com uma vasta e diversificada programação cultural. Durante o mês de abril, as “Festas de Abril” estendem-se pelas ruas e equipamentos culturais da cidade.

Comemorações do 25 de Abril em Lisboa com vasta programação cultural
Comemorações do 25 de Abril em Lisboa com vasta programação cultural. Foto: Rosa Pinto

A Câmara Municipal de Lisboa e a EGEAC anunciaram a programação para as comemorações dos 49 anos da Revolução dos Cravos e da Liberdade, – o 25 de Abril. A programação cultural do mês de abril possui uma agenda cheia de música, exposições, teatro, cinema, conversas, leituras, entre outras propostas culturais.

No dia 24 de abril, no Terreiro do Paço, a mais emblemática sala de espetáculos ao ar livre de Lisboa, o músico Vitorino anima com o projeto Abril em Flor. Um projeto construído de raiz, com direção artística de António Miguel Guimarães, e que mistura música, poesia e desenho. Um espetáculo que inclui dezenas de artistas ao vivo, como: Mafalda Veiga, Márcia, Luís Trigacheiro, Zeca Medeiros e as Cantadeiras e Cantadores do Redondo, que darão voz a canções do período de resistência à ditadura. Em vídeo as artistas: Aldina Duarte, Capicua, Carlão e Tim, irão declamar a poesia de Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner, Jonas Negalha e Ruy Belo.

No dia 25 de abril e como já é uma tradição, os Paços do Concelho estarão de portas abertas, das 10h00 às 18h00, para que todos possam descobrir a arquitetura e a história do edifício de estilo neoclássico.

Também no 25 de abril, o Museu do Aljube – Resistência e Liberdade estará também aberto durante todo o dia, com entrada livre, para dar a conhecer o seu acervo, que inclui a exposição permanente (com visitas orientadas de manhã e à tarde) e exposições temporárias.

No antigo Tribunal da Boa Hora, a exposição Sinais da Liberdade – Iconografia da Democracia no Arquivo Ephemera que reúne um conjunto de imagens e objetos que foram produzidos após o 25 de abril de 1974, é também uma das iniciativas que integram a programação.

A exposição de 14 de abril a 28 de maio inclui uma mostra com material iconográfico e representativo de um período histórico do século XX, selecionado a partir do Arquivo e Biblioteca de José Pacheco Pereira.

Durante o mês de abril, haverá ainda espaço para apreciar o Mural 25 de Abril intervencionado pelos artistas do coletivo Estúdio Boa Hora, em Belém, os Cartazes de Abril da autoria do ilustrador Mantraste no Museu Bordalo Pinheiro.

Poderá ocorrerá um espetáculo único criado por Joana Craveiro e construído para habitar a Biblioteca de Marvila. Conhecer Antónia Rodrigues, a nova personagem do ciclo Antiprincesas de Cláudia Gaiolas no Parque José Gomes Ferreira ou participar no Festival Política a decorrer no Cinema São Jorge.

A programação inclui outras músicas, leituras, conversas, percursos, visitas e oficinas a terem lugar nas Festas de Abril. Propostas para todas as idades, em que na sua maioria de entrada gratuita. Uma programação que irá ocorrer entre a rua e os espaços municipais e culturais geridos pela Câmara Municipal de Lisboa e pela EGEAC.

Na manhã do dia 25 de abril, pelas 9h00, estão programadas manifestações junto da Assembleia da República, organizadas por forças políticas e por grupos de pessoas. Ao todo estão previstas quatro convocatórias para manifestações.

Pelas 15h00 do dia 25 de abril ocorrerá o tradicional desfile pela Avenida da Liberdade.