Comemorações do 25 de Abril online em tempo de pandemia COVID-19

Residência Oficial do Primeiro-Ministro vai manter a tradição de manter as portas abertas para celebrar o “25 de Abril”, mas este ano a entrada é online. Um programa de celebrações que é composto por visitas virtuais e emissão de filme e outras atividades online.

Comemorações do 25 de Abril online em tempo de pandemia COVID-19
Comemorações do 25 de Abril online em tempo de pandemia COVID-19. Foto: © Rosa Pinto

É já uma tradição, o Palacete de São Bento, Residência Oficial do Primeiro-Ministro, abrir portas ao público para a celebração o “25 de Abril”. Uma iniciativa do Primeiro-Ministro que este ano, não vai acontecer presencialmente devido à pandemia de COVID-19.

O Primeiro-Ministro lançou um desafio aos diretores artísticos dos Teatros Nacionais de São Carlos, São João e D. Maria II, e à diretora artística da Companhia Nacional de Bailado, convidando-os a pensarem numa proposta de celebração inovadora para plataformas online, para os portugueses puderem assistir em casa, e dessa forma celebrar a “Revolução de 25 de Abril de 1974”.

“Os quatro curadores responderam ao desafio com a encomenda de uma obra filmada à companhia portuguesa Hotel Europa, reconhecida pelo seu trabalho na área do teatro documental”, indicou em comunicado o Gabinete do Primeiro-Ministro.

A obra “Agora Que Não Podemos Estar Juntos”, criada especificamente para as comemorações, “evoca a memória e os testemunhos reais de resistentes e combatentes, mulheres e homens, que deram tudo de si na luta pela liberdade, contra a ditadura. Esta obra, em grande parte gravada nos jardins da Residência Oficial do Primeiro-Ministro, onde anualmente se realizam comemorações do 25 de abril, será apresentada no próximo, sábado, 25 de abril de 2020, às 15h30, nas diversas plataformas online do Governo (Facebook, Portal do Governo, Twitter, LiberdApp)”.

Visitas online à Residência Oficial do Primeiro-Ministro

Para além do filme e para se manter a tradição da abertura das portas do Palacete de São Bento ao público, vai mesmo assim ser “possível entrar em São Bento, sem sair da sua casa” através de visitas virtuais guiadas “às mostras de arte contemporânea e de design português que atualmente ocupam a Residência Oficial, Arte em São Bento e Design em São Bento”

As visitas envolvem as respetivas curadoras: Bárbara Coutinho, diretora do MUDE-Museu do Design e da Moda e curadora do Design em São Bento; e Isabel Carlos, curadora da Arte em São Bento, uma seleção de obras de artistas portugueses contemporâneos provenientes da Coleção Norlinda e José Lima. “Com esta iniciativa, pretende-se manter a tradição de abrir a Residência Oficial aos cidadãos no 25 de Abril”.

LiberdApp – Envie um Cravo Digital

A LiberdApp, que foi lançada, por esta ocasião no ano passado, será, mais uma vez, o guia digital para as comemorações do “25 de Abril” na Residência Oficial do Primeiro-Ministro. Visite a LiberdApp e entre na Residência, faça as visitas virtuais e siga, em casa, as comemorações em São Bento. Como este ano não podemos passar cravos de mão em mão, envie um cravo digital. Escolha um amigo e envie-lhe um cravo à janela (em www.liberdapp.pt).

“Aqui, a Festa é sempre bonita (abril 2016-19)”

Quem visita o Palacete de São Bento todos os anos, sabe que “Aqui, a Festa é sempre bonita (abril 2016-19)“. E é isso que propomos também este ano que revisite as comemorações do 25 de abril na Residência Oficial do Primeiro-Ministro nos anos anteriores, entre 2016 e 2019, numa visita fotográfica virtual captada pelas lentes de Clara Azevedo e Paulo Vaz Henriques.

Mensagem do Primeiro-Ministro

No dia 25 de abril, às 15h30, é transmitida uma Mensagem do Primeiro-Ministro, alusiva ao dia e abrindo as portas virtuais às comemorações do 25 de abril no Palacete de São Bento.

Programa das Comemorações Online do 25 de abril em São Bento

15h30 Mensagem do Primeiro-Ministro

“Aqui, a Festa é sempre bonita (Abril 2016-19)”

15h35 Visita guiada à mostra “Design em São Bento”

16h00 Visita guiada à mostra “Arte em São Bento”

16h30 “Agora Que Não Podemos Estar Juntos”, pela Companhia Hotel Europa