Comissão Europeia anuncia 1,9 mil milhões de euros para ajuda humanitária em 2026

Comissão Europeia anuncia 1,9 mil milhões de euros para ajuda humanitária em 2026
Comissão Europeia anuncia 1,9 mil milhões de euros para ajuda humanitária em 2026. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia anunciou um orçamento inicial de 1,9 mil milhões de euros para a ajuda humanitária em 2026. Este anúncio surge quando é reconhecido que 239 milhões de pessoas necessitam de assistência e quando os principais doadores mostram estar a reduzir o apoio financeiro.

A União Europeia (UE) presta assistência vital onde é mais importante: alimentação e abrigo de emergência, cuidados de saúde críticos, proteção dos mais vulneráveis e apoio à educação das crianças em zonas de crise. A Comissão Europeia lembrou que quando outros doadores se retiram e o direito humanitário enfrenta uma pressão sem precedentes, a UE mantém o compromisso de uma ajuda que chega às pessoas necessitadas, onde quer que estejam.

A dotação inicial de 1,9 mil milhões de euros inclui 557 milhões de euros para a África Ocidental e Central, 448 milhões de euros para o Médio Oriente e 145 milhões de euros para as necessidades humanitárias na Ucrânia. Além disso, a Comissão Europeia indicou que mais de 415 milhões de euros estão reservados para responder a emergências súbitas em todo o mundo e para manter uma cadeia de abastecimento estratégica.