Comissão Europeia aprova sanções a entidades israelitas com situação em Gaza insustentável

Comissão Europeia aprova sanções a entidades israelitas com situação em Gaza insustentável
Comissão Europeia aprova sanções a entidades israelitas com situação em Gaza insustentável. Foto: © OMS

A Comissão Europeia considerou, hoje, em reunião dos Comissários que “a investida do governo israelita na Cidade de Gaza é uma nova escalada da guerra e vai agravar ainda mais a crise humanitária”. Na reunião Alta-Representante, Kaja Kallas, apresentou, o que considerou “um robusto pacote de sanções contra terroristas do Hamas, ministros extremistas do governo israelita e colonos violentos e entidades que apoiam a impunidade na Cisjordânia.

A Comissão Europeia terá aprovado uma proposta para suspender parcialmente as concessões comerciais a Israel, sendo que, afirmou Kaja kallas, “o objetivo não é punir Israel.” Mas “o objetivo é melhorar a situação humanitária em Gaza”, sendo que “todos os Estados-Membros concordam que a situação em Gaza é insustentável.

A Kaja kallas reforçou: “A guerra tem de acabar. O sofrimento deve cessar e todos os reféns devem ser libertados. Devemos utilizar todos os instrumentos disponíveis para alcançar este resultado. Também não devemos perder de vista os acontecimentos perigosos na Cisjordânia, que reduzem a viabilidade de uma solução de dois Estados.”