
A Comissão Europeia aprovou apoio do Governo da Hungria de 264 milhões de euros à empresa chinesa Sunwoda Automotive Energy Technology Kft. (‘Sunwoda Hungria’) para a construção de uma fábrica de baterias para carros elétricos.
Trata-se de um apoio na forma de subsídio monetário e de um crédito fiscal, para apoiar o investimento de 1,43 mil milhões da Sunwoda Hungria numa fábrica de baterias para carros elétricos, em Nyíregyháza.
A empresa, ao concentrar os investimentos na Hungria vai contribuir para o desenvolvimento económico, criando mais de 2500 empregos diretos e mais de 470 empregos indiretos na região de Nyíregyháza. A fábrica vai produzir células de bateria de iões de lítio para carros elétricos e desta forma vai apoiar a transição para uma economia de baixo carbono.
A Comissão Europeia indicou que concluiu que a medida contribuirá para o desenvolvimento económico, o emprego e a competitividade de uma região desfavorecida. Além disso, concluiu que o auxílio é necessário e adequado. Além disso, o auxílio tem um efeito de incentivo, uma vez que o beneficiário não teria realizado o projeto no Espaço Económico Europeu sem o apoio público do Governo da Hungria.
Por último, a Comissão Europeia também indicou que a medida é proporcional, uma vez que se limita ao mínimo necessário para desencadear o investimento na Hungria. Em particular, o apoio não excederá o montante máximo de auxílio calculado com base na intensidade de auxílio estabelecida no mapa de auxílios com finalidade regional da Hungria e tem um impacto limitado na concorrência e nas trocas comerciais na UE.













