Comissão Europeia define orientações para apoiar projetos florestais

Comissão Europeia lança conjunto de diretrizes para apoiar ações de plantação de árvores e proteger florestas seculares na Europa. Novas orientações para apoiar a proteção e a regeneração das florestas assinalam o Dia Internacional das Florestas.

Comissão Europeia define orientações para apoiar projetos florestais
Comissão Europeia define orientações para apoiar projetos florestais. Foto: Rosa Pinto

Melhorar a qualidade das florestas da União Europeia (UE) e torná-las mais resistentes às alterações climáticas são objetivos que a Comissão Europeia pretende atingir com dois conjuntos de orientações, que acabam de ser publicadas, para apoiar a proteção e a regeneração das florestas.

As orientações sobre florestação, reflorestação e plantação de árvores assentam no respeito da biodiversidade e apresentam um conjunto de recomendações práticas às autoridades, aos proprietários das florestas e das terras, aos gestores e à sociedade civil e a que os projetos de florestação, reflorestação e plantação de árvores devem obedecer.

A florestação em terras agrícolas, reflorestação em zonas florestais, incluindo ações de regeneração, e a plantação de árvores em ambientes urbanos e periurbanos, bem como em terras agrícolas (agrossilvicultura), constam das orientações.

Também são apresentadas orientações práticas para a cartografia, monitorização e proteção rigorosa das florestas primárias e seculares da UE, neste orientadas aos responsáveis políticos e decisores a nível nacional para a identificação e proteção das florestas primárias e seculares remanescentes na UE.

Estas últimas orientações estabelecem critérios de identificação com base numa lista de indicadores ou princípios e sugerem um calendário para o levantamento cartográfico e para a proteção rigorosa destas florestas.