
O Programa da Indústria de Defesa Europeia (PIDEUR) recebe um impulso com a aprovação pela Comissão Europeia de um programa de trabalho de 1,5 mil milhões de euros. Esta ação tem o objetivo de contribuir para reforçar e modernizar a indústria de defesa europeia, impulsionar a capacidade de produção e garantir o progresso tecnológico e a resiliência.
Com o Programa a Comissão Europeia indicou que espera receber propostas que abordem desafios prementes no domínio da defesa e da segurança europeias através do reforço das capacidades de produção industrial, incluindo o reforço da cooperação com a Ucrânia.
As propostas também devem ir ao encontro do reforço da contratação pública europeia conjunta e do desenvolvimento de projetos europeus de defesa de interesse comum, assinalando um passo significativo nos esforços da União Europeia (UE) para melhorar a segurança da Europa.
“A adoção do programa de trabalho no âmbito do Programa da Indústria de Defesa Europeia representa um passo fundamental no reforço das capacidades de defesa da Europa. Esta iniciativa mostra o nosso enfoque na inovação, na colaboração e no reforço da base tecnológica necessária para enfrentar os desafios atuais e futuros”, declarou, citada em comunicado, Henna Virkkunen, Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia responsável pela Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia.
A Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia referiu também que aguarda “com expectativa a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com todas as partes interessadas para garantir que o programa atinge os seus objetivos de forma eficiente e eficaz”.
“Agora, os Estados-Membros, a Noruega e, pela primeira vez num programa industrial de defesa da UE, a Ucrânia e as suas indústrias podem aproveitar as oportunidades de financiamento para reforçar a cooperação no domínio da defesa e aumentar a produção. A criação e o financiamento, no âmbito do PIDEUR, de projetos europeus de defesa de interesse comum também constituem um passo decisivo para reforçar a prontidão da Europa em matéria de defesa”, declarou Andrius Kubilius, Comissário Europeu da Defesa e Espaço.













