Comissão Europeia e Banco Africano de Desenvolvimento financiam “Corredor do Lobito”

Acordo de parceria financeiro entre Comissão Europeia e Banco Africano de Desenvolvimento vai financiar infraestruturas, em África, como o “Corredor do Lobito” que vai servir exportações da Zâmbia, Angola e a República Democrática do Congo.

Comissão Europeia e Banco Africano de Desenvolvimento financiam “Corredor do Lobito”
Comissão Europeia e Banco Africano de Desenvolvimento financiam “Corredor do Lobito”. Foto: © UE

A Comissão Europeia e o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (Banco Africano de Desenvolvimento) formalizaram um novo Acordo-Quadro de Parceria Financeira para impulsionar os investimentos em projetos de infraestruturas em África.

A contribuição da União Europeia para operações de cofinanciamento com o Banco Africano de Desenvolvimento aumentou significativamente nos últimos dois anos, ascendendo agora a 972 milhões de euros em operações combinadas e garantias. Este número aumentará ainda mais após a assinatura do novo Acordo-Quadro de Parceria Financeira.

O acordo assinado hoje pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pelo Presidente do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, é considerado histórico renovando a parceria entre as duas organizações e abre um vasto leque de oportunidades para ambas as organizações fornecerem em conjunto novos financiamentos para projetos de infraestruturas.

O acordo permitirá uma série de investimentos na África Subsaariana em corredores estratégicos de transporte, em energia e conectividade digital. Um dos principais projetos conjuntos é o desenvolvimento do “Corredor do Lobito”, um corredor de transporte inovador que irá aumentar as possibilidades de exportação para a Zâmbia, Angola e a República Democrática do Congo, para impulsionar a circulação de mercadorias e promover a mobilidade dos cidadãos.

Para a UE, este acordo está em consonância com as prioridades do Global Gateway, que é a estratégia para proporcionar ligações sustentáveis e confiáveis com países parceiros. Entre 2021 e 2027, através do Pacote de Investimento Global Gateway África-UE, a UE apoiará o continente africano com investimentos no valor de 150 mil milhões de euros.

“Estou muito satisfeita por lançar uma nova era de cooperação entre a Europa e África. Juntos construiremos economias limpas e competitivas em todo o continente, promoveremos competências, criaremos empregos e oportunidades, especialmente para a vibrante juventude de África. O novo acordo hoje celebrado entre a Comissão Europeia e o Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento impulsionará ambiciosos projetos de infraestruturas em África no âmbito do Global Gateway, a estratégia de investimento da Europa para o mundo. Estou ansiosa pelos grandes projetos em que trabalharemos juntos, como parceiros”, afirmou a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

“A assinatura deste importante Acordo-Quadro de Parceria Financeira marca a evolução positiva da relação entre África e a União Europeia. Permitirá ao Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento e à Comissão Europeia aproveitar os seus respetivos recursos para apoiar significativamente investimentos transformadores nos países africanos e construir economias resilientes e sustentáveis. Estou ansioso por ampliar a nossa forte parceria com a Comissão Europeia e por realizar enormes progressos no sentido da concretização das cinco principais prioridades estratégicas do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento”, referiu Akinwumi Adesina, Presidente do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento.