Comissão Europeia garante vacinas para combater surtos de monkeypox

Comissão Europeia faz compra de 109.090 doses de vacinas da varíola para responder ao crescente número de surtos de monkeypox, na União Europeia. Portugal já atingiu os 241 casos confirmados de infeção pelo vírus monkeypox.

Comissão Europeia garante vacinas para combater surtos de monkeypox
Comissão Europeia garante vacinas para combater surtos de monkeypox. Foto: DR

A Comissão Europeia, através da HERA, Autoridade de Preparação e Resposta à Saúde, celebrou contrato com a empresa Bavarian Nordic para o fornecimento de 109.090 doses de vacinas de 3ª geração para combater surtos de varíola nos Estados-Membros.

Em Portugal, dados da Direção-Geral da Saúde indicam que estão já confirmados 241 casos de infeção humana por vírus monkeypox. A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve. Todas as infeções confirmadas são em homens entre os 19 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.

Com o número de casos de varíola a crescer na União Europeia (UE), esta aquisição de vacinas permite que as mesmas passem a estar rapidamente disponíveis para as necessidades de todos Estados-Membros da UE, bem como para a Noruega e a Islândia.

O Comissário e vice-presidente para a promoção do nosso estilo de vida europeu, Margaritis Schinas, referiu: “ Garantir vacinas de forma rápida e eficiente para todos os Estados-Membros da União Europeia em resposta aos surtos de varíola é nosso dever moral e uma entrega concreta de nossa capacidade tangível de proteger as pessoas”.

Stella Kyriakides, Comissária para a Saúde e Segurança Alimentar, acrescentou: “ Pela primeira vez, compramos estas vacinas pelo programa EU4Health para as entregar aos Estados-Membros. O surto de varicela dos macacos mostrou a importância de uma abordagem unificada da UE para a preparação e resposta às ameaças emergentes para a saúde”.

Esta é a primeira vez que o orçamento da UE está a ser utilizado através do programa EU4Health para comprar vacinas diretamente para os Estados-Membros.

Esta vacina de 3ª geração contra a varíola está atualmente autorizada para os adultos mas e como indica a Comissão em comunicado está vacina também protege as pessoas do vírus monkeypox, uma vez que este está intimamente relacionado ao vírus da varíola.