Comissão Europeia pede contributos para reforçar a Nova Bauhaus Europeia

    Comissão Europeia pede contributos para reforçar a Nova Bauhaus Europeia
    Comissão Europeia pede contributos para reforçar a Nova Bauhaus Europeia

    A Comissão Europeia pretende reforçar a Nova Bauhaus Europeia e para isso lançou um convite para contributos. O objetivo da Nova Bauhaus Europeia é capacitar as comunidades locais – cada vez mais impactadas pelos desafios atuais, como as alterações climáticas e as pressões habitacionais – para liderar a transição para um futuro sustentável e inclusivo.

    A Nova Bauhaus Europeia foi lançada em 2020, pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com o objetivo de cocriar edifícios, espaços públicos e bairros que sejam arquiteturais bonitos, sustentáveis ​​e inclusivos, bem como unir as pessoas, no espírito de criação e de comunidade.

    Agora, passados cinco anos, a Nova Bauhaus Europeia tornou-se um movimento vibrante, apoiada por uma forte comunidade de mais de 1.900 organizações, que inclui arquitetos, designers, investigadores, comunidades locais e cidadãos. Tendo a União Europeia investido, até agora, 740 milhões de euros em quase 700 projetos em toda a Europa e em outros países, incluindo a reconstrução da Ucrânia.

    Para a Comissão Europeia o Programa Nova Bauhaus Europeia para o 2025-2027 proporciona uma base financeira sólida para os próximos anos, com o objetivo de revitalizar os bairros através de projetos participativos e de cocriação.

    Até 17 de outubro de 2025, cidadãos, profissionais, especialistas e todos os interessados ​​no Programa Nova Bauhaus Europeia podem contribuir com contributos.