Comissão Europeia quer ouvir as crianças sobre Garantia Europeia para a Infância

Comissão Europeia quer ouvir as crianças sobre Garantia Europeia para a Infância
Comissão Europeia quer ouvir as crianças sobre Garantia Europeia para a Infância

A Comissão Europeia lançou um inquérito para recolha de opiniões de crianças, jovens, respetivos pais e tutores sobre a Garantia Europeia para a Infância. Um inquérito que é lançado no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e que têm como objetivo ajudar a identificar estratégias eficazes, áreas de melhoria e métodos para melhor incorporar a voz das crianças na formulação de políticas da União Europeia (UE).

Com a Garantia Europeia para a Infância poderá vir a ser proporcionado a todas as crianças da Europa em risco de pobreza ou exclusão social melhor acesso a serviços vitais, incluindo educação e cuidados na primeira infância, educação, nutrição, cuidados de saúde e habitação.

Todas as crianças merecem um começo de vida justo. No entanto, uma em cada quatro crianças na Europa enfrenta a pobreza ou a exclusão social. Desde o lançamento da Garantia Europeia para a Infância em 2021, registámos progressos, mas ainda precisamos de fazer mais. A UE já faz uma diferença real na retirada das crianças da pobreza. O Fundo Social Europeu Mais presta um apoio crucial às crianças em situação de pobreza, por exemplo, através de programas de alimentação escolar e de iniciativas de educação e acolhimento na primeira infância”, afirmou Roxana Mînzatu, Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia para os Direitos Sociais e Competências, Empregos de Qualidade e Preparação.

O inquérito é feito online e estará aberto durante 7 semanas, até 8 de dezembro de 2025, para dar oportunidade à auscultação do maior número de europeus. O inquérito é realizado através da Plataforma de Participação das Crianças da UE.