A Comissão Europeia anuncia que propôs aos Estados-Membros para autorizarem a abertura de negociações com a Ucrânia para a participação deste país na componente Comunicações Governamentais por Satélite (GOVSATCOM) do Programa Espacial da União Europeia (UE) e no Programa de Conectividade Segura da União.
O GOVSATCOM é destinado a fornecer comunicações por satélite seguras e resilientes, com recurso a satélites existentes dos Estados-Membros e de operadores privados. A participação da Ucrânia na componente GOVSATCOM é o passo para a participação da Ucrânia no Programa Espacial da UE. Em abril de 2025, a UE e a Ucrânia assinaram um acordo sobre a participação da Ucrânia nas componentes Copernicus, Eventos Meteorológicos Espaciais e Objetos Próximos da Terra do Programa Espacial da UE.
A iniciativa da Comissão Europeia pretende, no seu entendimento, reforçar o investimento mais amplo da UE em capacidades espaciais soberanas, incluindo o sistema de defesa aérea IRIS, a implementar até 2030 para proporcionar comunicações seguras e resilientes em toda a Europa e fora dela. A iniciativa é considerada em linha com o apoio contínuo da UE à Ucrânia através de instrumentos como o SAFE.
A Comissão Europeia pretende incluir a Ucrânia com um acordo no sistema infraestrutura de conectividade da UE, para comunicações seguras.
“A conectividade segura é essencial para a resiliência da Europa. Ao aprofundarmos a nossa cooperação com a Ucrânia, reforçamos a nossa segurança partilhada e a nossa capacidade de agir num mundo em rápida mudança“, afirmou Henna Virkkunen, Vice-Presidente Executiva da Comissão Europeia para a Soberania Tecnológica, Segurança e Democracia.
“A participação da Ucrânia reforçará as capacidades espaciais seguras da Europa num momento crítico. Este é um passo decisivo rumo a uma Europa mais forte e unida, capaz de proteger os seus cidadãos em terra e no espaço”, afirmou Andrius Kubilius, Comissário Europeu da Defesa e Espaço.














