Comissão Europeia vai apoiar Portugal a atenuar riscos de desemprego

Portugal e Hungria podem ser os primeiros países a receber apoio financeiro da Comissão Europeia para atenuar os riscos de desemprego devidos à COVID-19. Comissão pretende disponibilizar 81.4 mil milhões de euros a 15 Estados-Membros.

Comissão Europeia vai apoiar Portugal a atenuar riscos de desemprego
Comissão Europeia vai apoiar Portugal a atenuar riscos de desemprego

A Comissão Europeia apresenta propostas ao Conselho Europeu para disponibilizar apoio financeiro no valor total de 81.4 mil milhões de euros a 15 Estados-Membros sob o instrumento europeu de apoio temporário para atenuar os riscos de desemprego numa situação de emergência (SURE).

Portugal e a Hungria já submeteram pedidos formais que estão a ser analisados e a Comissão Europeia espera avançar com uma proposta para disponibilizar em breve apoio a Portugal e à Hungria.

Os Estados-Membros que não tenham apresentado os seus pedidos formais, ainda o poderão fazer. O instrumento SURE pode providenciar apoio financeiro até 100 mil milhões no total para todos os Estados-Membros.

O instrumento SURE, criado para minimizar o impacto da pandemia de COVID-19, é um elemento crucial da estratégia abrangente da União Europeia para proteger os cidadãos e mitigar as consequências socioeconómicas negativas e severas. É uma de três redes de apoio acordadas pelo Conselho Europeu para proteger trabalhadores, empresas e os países.