Comissão Europeia vai disponibilizar 7,5 milhões de euros para apoio a trabalhadores despedidos na indústria automóvel belga

Comissão Europeia vai disponibilizar 7,5 milhões de euros para apoio a trabalhadores despedidos na indústria automóvel belga
Comissão Europeia vai disponibilizar 7,5 milhões de euros para apoio a trabalhadores despedidos na indústria automóvel belga. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia propôs mobilizar 7,5 milhões de euros do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para os Trabalhadores Deslocados para ajudar 3.414 trabalhadores despedidos após o encerramento da fábrica de automóveis da Audi em Bruxelas.

Com a crise na industria automóvel na União Europeia, a Audi em fevereiro de 2025 deixou de produzir o modelo Q8 e-tron na sua unidade em Bruxelas, tendo a mesma encerrado. Com o encerramento da produção, vários fornecedores da Audi também foram obrigados a despedir trabalhadores.

A proposta das medidas financiadas da Comissão Europeia vai ajudar 2.580 antigos trabalhadores da unidade da Audi e 834 trabalhadores dos fornecedores da Audi a adquirir novas competências e a auxiliar reintegração no mercado de trabalho. Assim, o apoio financeiro irá destinar-se a medidas como aconselhamento e orientação profissional, formação em novas competências profissionais e transversais e apoio aos trabalhadores despedidos para que criem os seus próprios negócios.

O valor total de apoio às medidas é de 8,8 milhões de euros, destes 85% ou seja 7,5 milhões de euros serão disponibilizados pela Comissão Europeia e 15% ou 1,3 milhões de euros serão disponibilizados pelos Serviços Públicos Regionais de Emprego da Bélgica.

As autoridades belgas começaram a prestar apoio aos trabalhadores através do Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para os Trabalhadores Deslocados, em fevereiro de 2025, pouco antes dos primeiros despedimentos e após o término dos serviços de apoio aos trabalhadores, prestados pela Audi. A Comissão Europeia esclareceu que o Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização para os Trabalhadores Deslocados pode cobrir retroativamente os custos.