
A Comissão Europeia através da Comissária Europeia para o Mediterrâneo, Dubravka Šuica, participará nas conversações sobre o Plano de Paz de Gaza, nos EUA, no contexto de uma reunião do Conselho de Paz. A Comissária deverá assumir em Washington DC uma posição em consonância com o compromisso da União Europeia (UE) de um cessar-fogo em Gaza, e com os esforços internacionais para a recuperação e reconstrução do território palestiniano.
A UE tem vindo a defender fortemente uma solução assente na coexistência de dois Estados, “com um Israel seguro e um Estado palestiniano viável”. Na reunião Comissária Europeia deverá defender o papel da EU, enquanto maior prestador de assistência externa aos palestinianos.
O programa plurianual de recuperação e resiliência da Palestina pela UE ascende ao valor de 1,6 mil milhões de euros para 2025-2027 e mais de 550 milhões de euros em ajuda humanitária desde outubro de 2023. Em novembro de 2025, a UE criou o Grupo de Doadores para a Palestina, para recolher apoio internacional para a execução do programa de reformas da Autoridade Palestiniana. Uma iniciativa em consonância com o ponto 19 do Plano de Paz de Gaza.
Em Washington, na agenda da Comissária está a participação nas conversações para facilitar a coordenação e a complementaridade das ações com os esforços internacionais para a recuperação e reconstrução de Gaza, após a guerra. Mas, à margem da reunião, também realizará uma série de reuniões bilaterais com os principais intervenientes no processo da Palestina.













