Como a dieta cetogénica pode ajudar a perder peso e melhorar a saúde

Quando o peso corporal está a mais, donde podem vir consequência para a saúde, a dieta cetogénica ou keto pode ser uma opção para perder peso e melhorar a saúde. Endocrinologista explica em que consiste a dieta e os cuidados a ter.

Como a dieta cetogénica pode ajudar a perder peso e melhorar a saúde
Como a dieta cetogénica pode ajudar a perder peso e melhorar a saúde. Foto: Rosa Pinto

Especialistas da Universidade de Chulalongkorn, Tailândia, aconselham uma melhor compreensão sobre a dieta de perda de peso cetogénica ou keto, baseada em alto teor de gordura, para avaliar sobre os efeitos benéficos e os efeitos colaterais. A ênfase é a perda de peso para combater doenças e ter benefícios na saúde a longo prazo, recorrendo a uma dieta equilibrada e moderada.

A perda de peso não serve apenas para manter um melhor aspeto físico mas é também uma forma de combater certas doenças e melhorar a saúde. Atualmente existem vários tipos de dieta para a perda de peso, a maioria delas enfatizam a importância do consumo de vegetais e peixe, e evitar de alimentos com gordura. No entanto, existe um método conhecido por dieta cetogénica, que enfatiza a “gordura” a ser consumida em todas as refeições.

“A chave para uma dieta cetogénica é a redução de peso, que desempenha um papel nos cuidados de saúde e no tratamento de doenças como a obesidade e em certos tipos de diabetes, que exigem que os pacientes tenham seu peso sob controlo”, referiu Patchaya Boonchaya-Anant, endocrinologista, do King Chulalongkorn Memorial Hospital, Bangkok.

A endocrinologista esclareceu que para a dieta Keto tenha os resultados positivos em termos de saúde e redução de peso corporal deverá ser corretamente seguida.

O que é a dieta Keto?

Keto ou Cetogénica é uma dieta com baixo teor de carboidratos e açúcar, e que se concentra no consumo de “gordura” e proteína.

“Alimentos de carboidratos como trigo e arroz depois de digeridos tornam-se glicose, que é a principal fonte de energia para o corpo. Quando consumimos menos carboidratos, o corpo volta-se para a gordura armazenada como o seu principal combustível e transforma-a em corpos cetónicos – daí o nome Keto”, esclareceu Patchaya Boonchaya-Anant.

Como seguir a dieta Keto para perda de peso eficaz?

A dieta Keto enfatiza principalmente a ingestão de gordura e proteína e reduz a proporção de consumo de carboidratos, como trigo, arroz e açúcar para apenas 5% ou 20 a 50 gramas por dia numa refeição. Isto leva à cetose, que é quando o corpo consome gordura corporal como a sua principal fonte de energia.

A endocrinologista esclareceu que os carboidratos e as proteínas fazem com que as pessoas se sintam satisfeitas durante um longo período, enquanto os corpos cetónicos reduzem o apetite por alimentos e ajudam a controlar o nível de calorias consumidas, o que desempenha um papel importante na redução do peso corporal.

Quais as gorduras saudáveis ​​​​na dieta Keto?

A explicação da endocrinologista é de que mesmo que os princípios da dieta Keto sejam baseados no consumo de gordura, nem todos os tipos de gorduras são saudáveis, e alertou que “mesmo que a dieta Keto seja baseada no consumo de gorduras, isso não significa que se possa comer alimentos com gordura ou alimentos fritos, como bacon (toucinho ou entremeada), que está cheio de grandes quantidades de gordura. Se optar por seguir a dieta Keto, é importante escolher também gorduras saudáveis”.

As gorduras nos alimentos podem ser classificadas em dois tipos:

Gorduras insaturadas ou gorduras saudáveis

As gorduras insaturadas ou gorduras saudáveis ​​são encontradas principalmente em vegetais e peixes gordos, como peixes marinhos ou salmão, abacate, azeite, óleo de girassol, soja ou óleo de gergelim.

Gorduras saturadas

As gorduras saturadas contêm gorduras saudáveis ​​e não saudáveis ​​e são encontradas principalmente em carnes, banha, frango, iogurte, manteiga, queijo, leite de coco, óleo de coco e óleo de palma, por exemplo.

Ambos os tipos de gordura são necessários e benéficos para o corpo, mas se consumir muitas gorduras saturadas, pode ser prejudicial, levando a níveis elevados de colesterol, o perigo de coágulos sanguíneos, derrames e doenças cardíacas.

Além da escolha do consumo de gordura, os seguidores da dieta Keto também devem ter cuidado com os tipos de frutas e vegetais que consomem e evitar aqueles com altos níveis de carboidratos e açúcar ou usar açúcar nos alimentos, o que pode levar o corpo a não atingir a cetose. Nesses casos, a perda de peso pode ser substituída por ganho de peso e gordura.

Quais são alguns dos efeitos colaterais da dieta Keto?

Uma dieta Keto para saúde e perda de peso pode não ser adequada para todos, advertiu endocrinologista, “Se é saudável, não sofre de doenças congénitas e não está grávida, pode seguir a dieta Keto. Se tem problemas de saúde, precisa de consultar em primeiro lugar o seu médico, pois certas doenças ou medicamentos que está a tomar podem ser prejudiciais quando se segue a dieta Keto.”

A dieta Keto envolve uma maneira muito específica de comer. Não é variada e reduz certos tipos de nutrientes, podendo causar vários tipos de efeitos colaterais, como:

Keto Flu: Quando o corpo atinge a cetose, a pessoa pode experimentar sintomas semelhantes aos da gripe com febre, dores de cabeça e do corpo, náuseas, vómitos ou fadiga. Na maioria das vezes, esses sintomas desaparecem gradualmente, mas se persistirem durante mais de duas semanas, então deve ser consultado o médico.

Deficiência de nutrientes: Uma dieta Keto exige que a redução de quantidades de certos tipos de alimentos e isso pode fazer com que o corpo receba quantidades inadequadas de certos nutrientes, como fibras ou vitaminas, que podem ser a causa de alguns outros problemas de saúde subsequentes.

Constipação, desidratação e deficiência mineral: O corpo elimina os corpos cetónicos junto com a micção, levando à perda de líquidos, colocando a pessoa em risco de desidratação e deficiência mineral. Baixos níveis de consumo de carboidratos irá levar a que o corpo receba fibras inadequadas, causando constipação.

Sede constante: ocorre com frequência porque o corpo elimina líquidos e isso faz com que os seguidores da dieta Keto sintam constantemente sede, pelo que beber frequentemente pequenas quantidades de água é essencial.

Fadiga cerebral: fadiga cerebral, falta de memória e falta de concentração podem ocorrer, embora com pouca frequência.

Pele oleosa e acne: O consumo de certos tipos de gorduras pode causar irritação da pele que pode causar acne.

Efeito yo-yo quando a dieta Keto é interrompida: A dieta Keto provoca uma rápida perda de peso com menos sintomas de abstinência do que outros tipos de dietas. No entanto, quando a dieta Keto é interrompida e a pessoa retoma seu modo de vida anterior ou consome refeições que não são uma dieta Keto completa, pode experimentar ganho de peso conhecido como efeito yo-yo.

A dieta Keto é uma maneira rápida e eficaz de perder peso, mas a pessoa que siga a dieta pode experimentar alguns dos efeitos colaterais mencionados. A especialista referiu também que ainda não há dados claros sobre os impactos da dieta cetogénica na saúde a longo prazo. Por esta razão, quando a perda de peso desejada é alcançada deve-se regressar a uma dieta mais variada e equilibrada para ter benefícios de saúde a longo prazo.

A endocrinologista, Patchaya Boonchaya-Anant, concluiu referindo que “consumir os cinco grupos de alimentos em quantidades adequadas para o corpo pode ser uma maneira mais lenta de perder peso, mas certamente deve produzir efeitos positivos a longo prazo”.