Como se faz ‘Ciência no dia-a-dia’?

Na Noite Europeia dos Investigadores, que decorre no dia 29 de setembro, a ‘Ciência no dia-a-dia’, tema da 13ª edição, é desmistificada. Em Lisboa são várias as atividades onde pode participar que incluem ciência, cultura e animação.

Noite Europeia dos Investigadores
Noite Europeia dos Investigadores. Foto: Rosa Pinto/arquivo

Ciência e cientistas estão ao alcance de todos na Noite Europeia dos Investigadores, no dia 29 de setembro, sexta-feira. Observações Astronómicas, Demonstrações Científicas, Oficinas Práticas, Jogos e Quizzes, e um conjunto muito alargado de atividades para todas as idades vão permitir desmistificar a ciência.

Mais de 100 atividades e cerca de uma centena de investigadores estão no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa e no Jardim do Príncipe Real, na Noite Europeia dos Investigadores, entre as 18h00 e as 24h00, para satisfazer a curiosidade de todos os que quiserem participar.

A entrada nos espaços e participação na Noite Europeia dos Investigadores é gratuita e destinada a todas as idades. De entre as diversas atividades o programa inclui Cafés de Ciência sobre alguns dos temas mais prementes na nossa sociedade, um Debate sobre ‘Ética, Ciência e Economia’ e ainda animação de rua.

As novas tecnologias também estão na Noite Europeia dos Investigadores e incluem um Laboratório de Design e Inovação, com atividades relacionadas com o desenvolvimento de aplicações de software, como apps e impressão 3D, e ainda a possibilidade de aprender a desenhar jogos, códigos de programação no âmbito da plataforma FCT Coding Fest.

Mas há ainda os Origami para Miúdos e Graúdos, Mãos na Matemática, Terra Vista do Espaço, Aroma da Ciência, Robots que comunicam com abelhas e peixes, e Conversas com Fósseis entre muitas outras atividades dirigidas sobretudo aos mais novos.

A Noite Europeia dos Investigadores traz também uma variada oferta cultural, com performances de danças europeias da Tradballs, o Coro Infantil da Universidade de Lisboa, o Coro da Universidade de Lisboa e o Circo Matemático.

A Noite Europeia dos Investigadores é um projeto financiado pela Comissão Europeia que vai na sua 13ª edição. Em Portugal a iniciativa é promovida pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa, enquanto entidade proponente do consórcio SCILIFE Science in Everyday Life – Ciência no Dia-a-Dia, em parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Universitário de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto e a Escola de Ciências da Universidade do Minho.