Complexo Desportivo do Jamor recebe ‘Corrida do Pulmão’

Sociedade Portuguesa de Pneumologia organiza ‘Corrida do Pulmão’, a 27 de maio, no Complexo Desportivo Nacional do Jamor, com o mote ‘Mais do que uma meta, um ponto de partida’. A embaixadora da prova é a atleta Ercília Machado.

Complexo Desportivo do Jamor recebe ‘Corrida do Pulmão’
Complexo Desportivo do Jamor recebe ‘Corrida do Pulmão’. Foto: Rosa Pinto

‘Mais do que uma meta, um ponto de partida’, é o mote da ‘Corrida do Pulmão’. Uma iniciativa promovida pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) para o dia 27 de maio, às 9h30, no Complexo Desportivo Nacional do Jamor, e que tem como embaixadora Ercília Machado, antiga atleta do Sporting Clube de Portugal, vencedora de vários títulos nacionais e internacionais.

A SPP pretende com a iniciativa “sensibilizar a população de diferentes faixas etárias para a necessidade da adoção de um estilo de vida saudável, também como forma de prevenção das diferentes patologias respiratórias.”

Antes da realização da prova, a 27 de maio, a SPP organiza um treino, nas semanas anteriores, que os participantes façam a avaliação física. Um momento importante onde vão ser “transmitidas estratégias para a prática segura desta modalidade, fomentando a preparação física com a adoção de técnicas corretas e hábitos saudáveis que se prolongam para além do dia da corrida.” Ercília Machado vai no treino ajudar os participantes para o dia da prova.

A SPP para promover a prática de exercício físico e na adoção de estilos de vida saudáveis dentro das populações portadoras das patologias respiratórias que representam, envolveu quatro Comissões de Trabalho na organização da Corrida do Pulmão: Comissões de Trabalho de Tabagismo, de Alergologia Respiratória, de Fisiopatologia Respiratória e DPOC e de Reabilitação Respiratória.

José Pedro Boléo-Tomé, coordenador da Comissão de Trabalho de Tabagismo referiu que “informar também salva vidas: as doenças respiratórias são cada vez mais frequentes e incapacitantes e é possível preveni-las.” O médico pneumologista assegurou ainda que “deixar de fumar e fazer exercício físico são duas medidas que melhoram muitíssimo a qualidade de vida, previnem a doença e poupam custos”.

Filipa Todo Bom, coordenadora da Comissão de Trabalho de Alergologia Respiratória, referiu que “faz todo o sentido promover este tipo de iniciativas, envolvendo toda a população. É essencial passar a mensagem de que o sedentarismo é um inimigo da saúde. Esperamos assim, com estas atividades, melhorar a saúde global dos nossos doentes, e da população no geral. Cabe a nós, profissionais de saúde, mudar mentalidades, ajudando a implementar estilos de vida saudáveis”.

Outra das comissões envolvidas é a de Trabalho de Fisiopatologia Respiratória e DPOC em que a Inês Gonçalves, médica coordenadora, indicou que a iniciativa é uma forma de sensibilização para uma doença que afeta cerca de 800 mil portugueses, e alertou “para a importância do diagnóstico da DPOC e da importância do exercício físico no auxílio do controlo da doença, a par do acompanhamento médico e do cumprimento da medicação.”

Também a Comissão de Trabalho da Reabilitação Respiratória se aliou à realização da Corrida do Pulmão. A coordenadora desta Comissão, Vitória Martins, indicou que “inúmeros estudos têm demostrado que os doentes incluídos em programas de reabilitação respiratória e que se mantêm fisicamente ativos têm melhoria dos sintomas, nomeadamente da dispneia e na tosse produtiva, melhor capacidade de exercício e de realização das atividades de vida diária”.

A participação na Corrida do Pulmão mão tem limite de idades, e é desenvolvida com o apoio do Centro Desportivo Nacional do Jamor, do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Federação Portuguesa de Atletismo – Programa Nacional de Marcha e Corrida, e para além da corrida integra também outras atividades físicas, tais como uma caminhada, uma aula de Zumba, entre outras modalidades, sendo de acordo com a organização, esperada a presença de 500 participantes.

A Corrida do Pulmão terá ainda uma vertente de Responsabilidade Social, pois por cada inscrição na prova, a SPP vai doar à Quercus o valor de uma árvore, com o objetivo de reflorestar uma das principais zonas ardidas nos incêndios de 2017.