Computadores e tabletes com rótulo ecológico da UE

Rótulo ecológico da União Europeia passa a ser atribuído a computadores pessoais, portáteis, tabletes, e a mobiliário e calçado. O rótulo indica que os produtos cumprem rigorosos critérios técnicos, de segurança e de desempenho.

Computadores e tabletes com rótulo ecológico da UE
Computadores e tabletes com rótulo ecológico da UE. Foto: © TV Europa

A Comissão Europeia estabeleceu novos produtos no âmbito do rótulo ecológico da UE. Para isso definiu um conjunto de critérios a que devem obedecer os produtos que incluem computadores pessoais, computadores portáteis e tabletes, bem como o mobiliário e o calçado.

Para que possam obter o rótulo ecológico da UE, os fabricantes têm de cumprir critérios rigorosos que incidem sobre o desempenho ambiental, aspetos sociais e de segurança dos produtos.

Os critérios definidos pela Comissão têm como objetivo promover produtos com menor impacto ambiental, que contribuam para o desenvolvimento sustentável ao longo do seu ciclo de vida, sejam duráveis, reparáveis, evolutivos, fáceis de desmontar e energeticamente eficientes, e ainda que sejam, em parte, recicláveis e com limitadas substâncias perigosas.

Para Karmenu Vella, Comissário Europeu do Ambiente, Assuntos Marítimos e das Pescas, “o rótulo ecológico da UE promove a transição da Europa para uma economia circular, apoiando simultaneamente a produção e consumo sustentáveis”.

O rótulo vai permitir que o consumidor possa escolher e adquirir o produto tendo em conta “critérios ecológicos transparentes”, e ao mesmo tempo vai “recompensar os fabricantes que optam por produtos de design que são duráveis e reparáveis”.

Com o rótulo ecológico da UE, os consumidores passam a conhecer quais os computadores com maior eficiência energética, maior facilidade de manutenção, de fácil montagem e desmontagem e com capacidade de atualização de hardware e software.

No caso do mobiliário e no calçado o consumidor passa a ter mais garantias sobre a durabilidade e sobre os compostos perigosos e resíduos envolvidos no fabrico.

Os critérios agora estabelecidos para atribuição do rótulo são válidos durante seis anos, podendo ser revistos.