Comunidade Chinesa em Lisboa festeja Ano Novo Chinês, o Ano do Porco

Festa do Ano Novo Chinês em Lisboa com muitas atividades culturais. Um momento grande de convívio da comunidade Chinesa em Lisboa mas também dos lisboetas. As relações bilaterais entre Portugal e a China têm vindo a crescer significativamente. Vídeos.

Comunidade Chinesa em Lisboa festeja Ano Novo Chinês, o Ano do Porco
Comunidade Chinesa em Lisboa festeja Ano Novo Chinês, o Ano do Porco. Foto: © Rosa Pinto

A festa do Ano Novo Chinês é o evento mais importante da nação chinesa. Um festival que faz apelo à procura espiritual mais profunda da nação, uma aspiração por uma vida melhor, de valorização e apego à família e à amizade entre o povo chinês, reconhecendo também os valores, a felicidade, harmonia, diálogo e partilha.

Em Portugal a Comunidade Chinesa já realiza as festividades há seis anos e, referiu o Embaixador da China em Lisboa, durante a festa que decorreu ontem, dia 9 de fevereiro, em Lisboa, tem como objetivo propiciar que “os dois povos conheçam entre si a cultura, arte, costumes e tradições.”

O Embaixador lembrou que a “8 de fevereiro de 1979 a China e Portugal estabeleceram relações diplomáticas oficiais inaugurando um novo capitulo das relações bilaterais” e que a partir dos últimos anos o desenvolvimento das relações entre os dois países teve um grande incremento.

“Em 2018 o volume comercial bilateral entre a China e Portugal atingiu os 5,24 mil milhões de euros com uma taxa de crescimento ano de 7,27%” e que o investimento da China em Portugal “foi de 9 mil milhões de euros” envolvendo vários setores de atividades.

Atualmente mais de 30 universidades chinesas ensinam a língua portuguesa e o chinês já é ensinado em 21 escolas portuguesas, uma cooperação no ensino que é considerada muito pragmática.

Este Novo Ano Chinês é Ano do Porco, que na cultura chinesa representa fidelidade, honestidade, abundancia e prosperidade.

Pela Avenida Almirante Reis houve desfile e na Alameda Afonso Henriques a festa envolveu, durante os dias 9 e 10 de fevereiro, danças, cantares e outras atividades culturais.