Concerto com “Es Dez Grãozinhos di Terra” em Leiria a 10 de maio

“Concertos com História” levam o público numa viajam a Cabo Verde com “Es Dez Grãozinhos di Terra”. O espetáculo, dinamizado pelo Orfeão de Leiria, tem lugar no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, dia 10 de maio, pelas 21h00.

Concerto com “Es Dez Grãozinhos di Terra” em Leiria a 10 de maio
Concerto com “Es Dez Grãozinhos di Terra” em Leiria a 10 de maio. Foto: DR

Concertos com História” propõem uma viagem até Cabo Verde para dar a conhecer o arquipélago da Morabeza e a cultura do país com “Es Dez Grãozitos di Terra”. O concerto que está integrado no projeto “Abraç’Artes – Interculturalidade”, e é dinamizado pelo Orfeão de Leiria, Conservatório de Artes (OLCA), e vai ter lugar no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria (CDIL), Igreja da Misericórdia, pelas 21h00 do dia 10 de maio.

O espetáculo conta com a participação de alunos e professores de diversas classes do OLCA, assim como de elementos da comunidade cabo-verdiana de Leiria. “Es Dez Grãozinhos di Terra” irá apresentar vários momentos de partilha de experiências pessoais e culturais através da música e da dança.

Outra novidade do espetáculo é a presença do grupo de dança tradicional “Batucadeiras de Lisboa” que intervieram no último videoclip de Madonna.

A iniciativa pretende contribuir para a promoção e valorização da diversidade cultural enquanto elemento inclusivo de todos pelas artes, referiu Acácio de Sousa, presidente do OLCA. Este responsável destacou a pertinência do projeto, considerando que “o cruzamento cooperante de culturas diferentes resulta em maior conhecimento e no enriquecimento das comunidades”.

O “Abraç’Artes – Interculturalidade”, integrado no programa “Incluir com Arte” do OLCA, tem como objetivo promover a cooperação e o convívio intercultural através da música e da dança entre alunos de diferentes nacionalidades, assim como o reconhecimento e valorização da diversidade cultural como fonte de oportunidade e aprendizagem para todos. O projeto conta com o apoio do Alto Comissariado para as Migrações, I.P. (ACM), e é financiado pelo Fundo Asilo, Migração e Integração (FAMI).