Concerto de Arooj Aftab no lançamento do Festival MUSCARIUM#8

Nos jardins do Parque da Pena, em Sintra, o teatromosca dá a conhecer programação completa da oitava edição do festival MUSCARIUM com concerto da artista paquistanesa Arooj Aftab. No dia 26 de junho, às 21h00.

Concerto de Arooj Aftab no lançamento do Festival MUSCARIUM#8
Concerto de Arooj Aftab no lançamento do Festival MUSCARIUM#8. Foto: ©Blythe Thomas

Concerto da artista paquistanesa Arooj Aftab, nos jardins do Parque da Pena, no dia 26 de junho, às 21h00, para assinalar o lançamento oficial da programação completa da oitava edição do festival MUSCARIUM, anunciou o teatromosca.

A artista mundialmente reconhecida, Arooj Aftab, vencedora este ano do Grammy de Melhor Performance de Música Internacional com o single “Mohabbat”, apresentará o seu mais recente registo, “Vulture Prince”, que é considerado pela National Public Radio e pelo The New York Times, como um dos melhores álbuns de artistas femininas do século XXI.

Também, no Jornal Público, Gonçalo Frota selecionou esta obra como uma das melhores de 2021, referindo que a cantora paquistanesa a viver em Nova Iorque nos oferece “um dos mais bonitos álbuns que ouviremos nos próximos tempos. Entre a tradição sufi, o jazz, a pop indie e o mais devastador luto.” A sua música flutua entre o minimalismo clássico e new age, poesia, trance eletrónico, composta no jazz, que transporta os ouvintes para mundos outrora conhecidos.

A artista afirma que o álbum é sobre revisitar lugares que chamei de meus, lugares que já não existem, que não vão voltar a existir. É sobre pessoas, amizades, relacionamentos – alguns relacionamentos que foram inesperadamente de curto prazo e como é lidar com isso.

Nos jardins do Parque da Pena e antes do concerto de Arooj Aftab, será anunciada a programação completa do festival, que decorrerá de 29 de agosto a 25 de setembro, a par de uma conversa sobre o novo caminho que o MUSCARIUM começa a percorrer.

Os diretores artísticos do teatromosca, Pedro Alves e Maria Carneiro, companhia responsável pela organização indicam: “O MUSCARIUM#8 apresentar-se-á com um formato renovado. O foco passa a estar, principalmente, na pesquisa, na investigação e na experimentação artística, privilegiando a criação contemporânea através da promoção de residências artísticas”.

“Pretendemos promover ainda mais o diálogo entre artistas ou coletivos e os públicos. Contudo, continuará a haver lugar à apresentação de espetáculos de teatro e dança e concertos como o de Arooj Aftab, artista que, há precisamente um ano, nos ofereceu uma das mais belas canções e um dos melhores álbuns dos últimos anos”, concluíram os responsáveis.

O concerto que dará o mote para a abertura do MUSCARIUM#8 terá uma lotação bastante limitada, mantendo o intimismo a o teatromosca tem usado em eventos similares noutras edições do festival. Os bilhetes já se encontram à venda na Ticketline, Seetickets, e locais habituais, com o preço único de 20€.