Concerto do Bicentenário da Independência do Brasil no jardim da Torre de Belém em Lisboa

Bicentenário da Independência do Brasil é comemorado, em Lisboa, com concerto pela Orquestra Filarmónica de Minas Gerais, dia 7 de setembro de 2022, pelas 21h00, no jardim da Torre de Belém, em Lisboa. O concerto é gratuito, de entrada livre.

Concerto do Bicentenário da Independência do Brasil no jardim da Torre de Belém em Lisboa
Concerto do Bicentenário da Independência do Brasil no jardim da Torre de Belém em Lisboa. Foto: © Rosa Pinto

Orquestra Filarmónica de Minas Gerais, do Brasil, atua dia 7 de setembro de 2022, às 21h00, no Jardim da Torre de Belém, em Lisboa. O concerto que inclui obras sinfónicas brasileiras e portuguesas é de entrada gratuita, comemora o Bicentenário da Independência do Brasil.

Como descreve a Embaixada do Brasil, em Lisboa, a Orquestra Filarmónica de Minas Gerais é uma das principais orquestras em atividade no Brasil, com crescente reconhecimento da crítica internacional. Em 2019, o seu CD com obras de José António de Almeida Prado para piano e orquestra foi indicado para os Grammy na categoria de melhor álbum clássico.

A digressão da orquestra, em Portugal, inclui também concertos no dia 6 de setembro na Casa da Música, no Porto, no dia 8 de setembro no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, e no dia 9 de setembro no Convento de São Francisco, em Coimbra. Os concertos, nas três salas, interpretarão obras de Villa-Lobos, Carlos Gomes e Joly Braga Santos. Os concertos terão a participação do pianista brasileiro Jean-Louis Steuerman como solista.

Orquestra Filarmónica de Minas Gerais irá apresentar nos concertos o CD gravado pela orquestra com obras de D. Pedro I do Brasil, D. Pedro IV de Portugal, também como parte das comemorações da efeméride. O CD terá lançamento internacional pelo selo Naxos, no dia 9 de setembro.

O evento é realizado em parceria entre o Instituto Cultural Filarmónica, a Embaixada do Brasil e a Câmara Municipal de Lisboa/EGEAC e será transmitido pela RTP 2 e pela RTP Play.