Concerto no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas pela Orquestra Nacional Moderna

Orquestra Nacional Moderna dá concerto no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, dia 15 de dezembro. A partir das 16h30 e com entrada livre há também a apresentação dos “Embaixadores dos Monumentos do Vale do Varosa”.

Concerto no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas pela Orquestra Nacional Moderna
Concerto no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas pela Orquestra Nacional Moderna.

O Mosteiro de Santa Maria de Salzedas acolhe no dia 15 dezembro, pelas 17h00, concerto pela Orquestra Nacional Moderna. Um projeto desenhado para intervir nos territórios de baixa densidade. Antes do concerto é feita a apresentação dos “Embaixadores dos Monumentos do Vale do Varosa”.

A Orquestra Nacional Moderna integra a programação complementar do Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa, organizadopelo Museu de Lamego e a Galeria MIRAFORUM, no âmbito do projeto Vale do Varosa II, cofinanciado pelo Norte2020.

A Direção Regional de Cultura do Norte indicou que o espetáculo possui um alinhamento singular, que inclui narrações, público misturado com os músicos e um reportório eclético. O concerto tem a direção artística de Fernando Costa e a direção musical de José Paulo Freitas. Um espetáculo que se vincula à ideia de que “através da Música teremos uma outra visão do Mundo, uma outra sensação de estarmos vivos e atentos”.

Às 16h30, antes do concerto, Teodorico de Ansiães, o último monge do Mosteiro de São João de Tarouca, regressa ao Vale do Varosa para a Leitura do Natal segundo os Evangelhos, numa encenação histórica da responsabilidade do ator João Pereira/Teatro Solo, a pretexto da apresentação pública dos novos “Embaixadores do museu para os monumentos do Vale do Varosa”, nos domínios do Turismo e das Artes e Espetáculo, respetivamente, Ana Maria Pinto Ribeiro e João Pereira. Um trabalho estreita colaboração, já com um longo historial, que têm mantido na promoção e valorização dos Monumentos do Vale do Varosa, indicou a Direção Regional de Cultura do Norte.

O projeto dos “Embaixadores do Museu” foi iniciado em 2018, e logo no ano seguinte foi distinguido com o Prémio APOM 2019, na categoria Inovação e Criatividade. O projeto tem permitido congregar um conjunto de sinergias nas áreas da intervenção do património cultural, através de uma ativa participação dos “embaixadores” na programação do Museu de Lamego, e que agora se alarga aos monumentos do Vale do Varosa.