Concertos da Bienal Aveiro Síntese

Bienal Aveiro Síntese regressa a 19 e 20 de setembro com dois concertos que vêm encerrar a 4.ª edição da iniciativa. O Clamat de Nuno Aroso e Música em Criação, na Sala Estúdio do Teatro Aveirense.

Concertos da Bienal Aveiro Síntese
Concertos da Bienal Aveiro Síntese. Foto: DR

No dia 19 de setembro às 22h00, na Sala Estúdio do Teatro Aveirense, Nuno Aroso apresenta-se com o seu mais recente projecto, o Clamat – colectivo variável, interpretando obras de Steve Reich, Luís Antunes Pena, João Pedro Oliveira e Panayiotis Kokoras, fazendo-se acompanhar de João Pedro Lourenço na percussão e Luís Antunes Pena na electrónica. Neste concerto, são exploradas diferentes formas de fazer música, cobrindo pólos tão distintos como o da simples manipulação de feedback à realização coreográfica que ilusoriamente desvela o som.

A bienal Aveiro_Síntese encerra no dia 20 de setembro, pelas 16h00, na Sala Estúdio do Teatro Aveirense, com o concerto música acusmática // Música em Criação. O programa reflecte o modelo seguido nos concertos da primeira edição da Aveiro_Síntese, consistindo na apresentação de obras históricas, obras de compositores portugueses e uma selecção de obras por um algum estúdio ou compositor. Neste concerto, a obra histórica é Mycenea-Alpha (a primeira inteiramente realizada no sistema UPIC) contracena com a música de autores portugueses seleccionada no âmbito da chamada de peças “Música em Criação” (destinada a compositores em formação ou recentemente formados), que em 2020 destaca os compositores Cláudio de Pina e Marta Domingues. A obra acusmática de Ludger Brümmer estreada a 30 de agosto é agora dada a escutar na versão de oito canais. Ainda que à distância, o próprio compositor fará uma apresentação da obra.

A Aveiro_Síntese é uma iniciativa da Arte no Tempo em parceria com o Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro, financiada pela Direcção Geral das Artes. A Aveiro_Síntese foi criada em 2002, com o objectivo de dar a conhecer o grande repertório da electroacústica, combinando obras históricas com criações de compositores portugueses e selecções de estúdios internacionais. Em 2016, a Aveiro_Síntese foi retomada enquanto bienal, dedicando, desde 2018, maior atenção à música de câmara mista e à integração de jovens músicos em formação. Organizada e programada pela Arte no Tempo, a bienal faz hoje parte da programação do Teatro Aveirense e da estratégia cultural da Câmara Municipal de Aveiro, inserindo-se na candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Bilheteira Teatro Aveirense:

Segunda a sexta: 09h30 – 12h30 e 14h00 – 18h00 sábado: 14h00 – 18h00

Domingos, feriados e fora do horário normal

Abre 1h30m antes do início do espetáculo

Bilheteira online: https://ticketline.sapo.pt/

Valor dos bilhetes: 2€ a 5€