Concertos da World Doctors Orchestra a favor da ONG Health4Moz

World Doctors Orchestra com concertos em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, dia 20 de setembro, e no Porto, na Casa da Música, dia 21 de setembro. A orquestra atua a favor ONG Health4MOZ para a reconstrução do Hospital Central da Beira.

Concertos da World Doctors Orchestra a favor da ONG Health4Moz
Concertos da World Doctors Orchestra a favor da ONG Health4Moz. Foto: © Rosa Pinto

A World Doctors Orchestra, que é constituída exclusivamente por médicos-músicos de vários países, atua pela primeira vez em Portugal com o seu maestro titular Stefan Willich. Estão agendados dois concertos, no dia 20 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e dia 21 de setembro, na Casa da Música, no Porto.

A orquestra, tal como faz por outras partes do mundo, vai atuar a favor de uma causa nobre, neste caso a favor da reconstrução do Hospital Central da Beira, profundamente devastado pelo ciclone IDAI, bem como para a reorganização dos seus serviços e a formação dos seus profissionais, que está a ser realizada pela Organização Não-Governamental (ONG) Health4MOZ (Health 4 Mozambican Children and Families).

Do programa consta “a estreia absoluta de Arsis e Thesis, uma obra para clarinete e orquestra do compositor português Eurico Carrapatoso, assim como a magnífica 4ª Sinfonia de Anton Bruckner”.

Carla Rêgo, presidente da Health4Moz, referiu, citada em comunicado: “Estes concertos são organizados pelo médico português Bernardo Duque Neves, membro regular desta orquestra desde 2014, e os seus donativos irão reverter a favor da Health4Moz, para a reconstrução do Hospital Central da Beira – Moçambique, destruído pelo ciclone IDAI”.

A presidente da Health4Moz indicou também que “graças a esforços como estes, os concertos já permitiram angariar mais de 1 milhão de euros a favor de instituições ligadas aos cuidados de saúde de populações mais desfavorecidas, ajudando várias causas locais que se alinhem com os princípios da orquestra”.

Fundada há mais de 10 anos, a World Doctors Orchestra tem cumprido a sua missão de aliar a música à melhoria da saúde global, realizando anualmente concertos de beneficência nalgumas das melhores salas de concerto do mundo.

Concertos da World Doctors Orchestra a favor da ONG Health4Moz
Concertos da World Doctors Orchestra a favor da ONG Health4Moz