Concertos nos Mosteiros a Norte

Ciclo de concertos “Paisagens Monásticas”, promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, vai, no mês de março, levar o Ensemble Contemporâneo e Coro da ESMAE, com Direção Musical de Barbara Francke, a 6 conventos e mosteiros.

Concertos nos Mosteiros a Norte
Concertos nos Mosteiros a Norte. Foto: © Rosa Pinto

No mês de março, a Direção Regional de Cultura do Norte promove um ciclo de concertos com o título “Paisagens Monásticas”. Os concertos são de entrada livre e realizados no âmbito da Operação Mosteiros a Norte, cofinanciada pelo Programa Norte 2020.

Os concertos desenvolvidos pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), do Porto, assentam na ideia de paisagem monástica e dos seus espaços. “Para enriquecer o pensamento criativo foram acopladas a esse lugar imaginário quatro articuladores de sentido – silêncio, tempo, voz e água – que permitiram dar que pensar aos compositores e que, de alguma maneira, abriram neles próprios o desejo de poderem falar a partir da sua própria língua composicional”.

Vários meses de composição e ensaios vão poder ser no Ciclo de Concertos pelo Ensemble Contemporâneo e Coro da ESMAE, com Direção Musical de Barbara Francke e Composição/Obras de Dimitris Andrikopoulos, Eugénio Amorim, Rui Penha e Telmo Marques.

Programa dos Concertos

Eugénio Amorim – “Psalm 84”

Rui Penha – “Händel with care”

Dimitris Andrikopoulos – “Revelations”

Telmo Marques – “Aqua”

Calendário no mês de março

Dia 06 – Igreja do Mosteiro de Grijó, em Vila Nova de Gaia, às 21h30

Dia 07 – Igreja do Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, às 18h30

Dia 13 – Igreja do Mosteiro de Tibães, em Braga, às 21h30

Dia 14 – Igreja do Convento de Vilar de Frades, em Barcelos, às 18h30

Dia 20 – Igreja do Mosteiro de Arouca, em Arouca, às 21h30

Dia 21 – Igreja do Mosteiro de Rendufe, Amares, às 18h30