Concurso anual de Jovens tradutores 2019 abre inscrições

Comissão Europeia abre concurso para jovens estudantes do ensino secundário para tradução de textos nas línguas europeias. As inscrições ao concurso anual de Jovens tradutores, que já vai na 13ª edição, abrem dia 2 de setembro.

Concurso anual de Jovens tradutores 2019 abre inscrições
Concurso anual de Jovens tradutores 2019 abre inscrições. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia anunciou que concurso anual de Jovens Tradutores, para alunos do ensino secundário de toda a União Europeia (UE), tem inscrições abertas a partir de 2 de setembro. As escolas de todos os Estados-Membros da UE poderão inscrever-se online, para que os alunos possam competir. Este ano, os participantes terão de traduzir um texto “sobre o tema do contributo dos jovens para moldar o futuro da Europa”.

Günther H. Oettinger, comissário europeu responsável pelo Orçamento, Recursos Humanos e Tradução, declarou: “Na Europa, temos a sorte de podermos falar uns com os outros e de nos compreendermos em muitas línguas diferentes. É muito bom ver que os jovens apreciam as vantagens de dominar línguas estrangeiras e que desejam continuar a aprender”, pelo que “encorajo-os a participar no concurso Juvenes Translatores deste ano e a divulgar as suas extraordinárias competências linguísticas”.

Os participantes poderão traduzir entre quaisquer duas das 24 línguas oficiais da UE, o que permite 552 combinações linguísticas possíveis. Na edição do ano passado, os estudantes utilizaram um total de 154 combinações linguísticas.

O prazo para a inscrição das escolas, que é a primeira de duas fases, decorre de 2 de setembro até 20 de outubro de 2019. O formulário de inscrição pode ser preenchido em qualquer uma das 24 línguas oficiais da UE.

A seguir, a Comissão Europeia irá convidar 751 escolas a participar na segunda fase. O número de escolas participantes de cada país será igual ao número de deputados que o país tiver no Parlamento Europeu e a seleção será feita aleatoriamente por computador.

As escolas selecionadas devem convidar dois a cinco alunos para participar. Os estudantes podem ser de qualquer nacionalidade, mas deverão ter nascido todos no mesmo ano, ou seja, 2002, dado que o concurso está aberto apenas aos jovens de 17 anos que frequentam o ensino secundário.

O concurso terá lugar em 21 de novembro de 2019, simultaneamente, em todas as escolas participantes. A partir deste ano, o concurso será efetuado online, no mesmo dia e ao mesmo tempo em todas as escolas selecionadas no território da UE.

Os vencedores, um por país, serão anunciados no início de fevereiro de 2020 e receberão o prémio na primavera de 2020, numa cerimónia especialmente dedicada ao evento, que decorrerá em Bruxelas.

Durante a sua visita à capital belga, os alunos terão a oportunidade de conhecer os tradutores profissionais da Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia, responsáveis pela avaliação das suas traduções, e de conversar sobre a profissão de tradutor.