Concurso da FCT atribui contrato a 300 investigadores

FCT anuncia resultados do 2º Concurso de Estímulo do Emprego Científico – Individual atribuindo 300 contratos a investigadores em todas as áreas científicas. Dos investigadores selecionados, 51% são mulheres, e 32% são estrangeiros.

Concurso da FCT atribui contrato a 300 investigadores
Concurso da FCT atribui contrato a 300 investigadores. Foto: © TVEuropa

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou hoje, 27 de novembro, os resultados do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Individual 2018 (CEEC Individual). O concurso atribui 300 contratos de trabalho a investigadores doutorados, em todas as áreas científicas.

Os contratos são em quatro categorias: contratos de Investigador Júnior 158; de Investigador Auxiliar 104; de Investigador Principal 37 e 1 de Investigador Coordenador.

Por grandes áreas científicas os contratos apresentam a seguinte distribuição: 97 contratos em Ciências Naturais; 57 em Engenharias e Tecnologia; 51 em Humanidades e Artes; 43 em Ciências Sociais; 33 em Ciências Médicas e da Saúde e 19 em Ciências Agrárias e Veterinárias.

A FCT indicou que os candidatos foram selecionados através de um processo de avaliação e classificação realizado por 25 painéis internacionais, coordenado por José Carlos Marques dos Santos, e que a distribuição dos contratos por categoria e por painel científico é proporcional ao respetivo número de candidatos avaliados.

Dos 300 investigadores selecionados, 51% são mulheres, e a seleção mostra um crescimento da atratividade de Portugal no panorama internacional da ciência, com os investigadores de nacionalidade estrangeira a representar 32% do total dos candidatos selecionados para contrato, em comparação com os 25% que se verificou no concurso anterior. A principal origem dos investigadores estrangeiros selecionados é Espanha, com 23 investigadores, Itália com 18, França com 10 e a Alemanha com 9.

A partir de agora os candidatos não selecionados possuem um período designado de audiência prévia, para, querendo, contrapor à sua avaliação. Os contratos de trabalho devem vir a ser assinados entre os investigadores e as instituições de acolhimento num prazo de 90 dias após a assinatura dos contratos-programa entre estas e a FCT.

O Concurso de Estímulo ao Emprego Científico – Individual é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico, lançado em 2017 pela FCT, na sequência da publicação do Decreto-Lei n.º 57/2016. A próxima edição do concurso decorrerá até ao final deste ano, conforme está previsto no Decreto-Lei n.º 60/2018 e divulgado no calendário de concursos da FCT para 2019.