Concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” selecionou os 12 finalistas

Os 12 projetos finalistas do Concurso “Elevator Pitch - IdeiasQueMarcam”, da Comissão Europeia em Portugal, já são conhecidos. Os projetos selecionados abordam áreas que vão da comunicação, sensibilização, aos problemas de saúde e restauração.

Concurso “Elevator Pitch - IdeiasQueMarcam” selecionou os 12 finalistas
Concurso “Elevator Pitch - IdeiasQueMarcam” selecionou os 12 finalistas. Foto: Rosa Pinto

Das 67 equipas participantes no ConcursoElevator Pitch – IdeiasQueMarcam”, promovido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, foram selecionadas 12 finalistas. Estas 12 equipas participaram já participara, de 6 a 8 de abril, num bootcamp, onde tiveram um primeiro contacto com várias ferramentas de gestão e sessões de formação necessárias ao desenvolvimento das suas ideias de negócio.

De entre os 12 projetos selecionados encontram-se projetos que têm como objetivo promover a comunicação entre as comunidades e a administração local, permitir a participação ativa na formulação de políticas urbanas, sensibilizar os mais jovens para a leitura, consciencializar os cidadãos e prevenir problemas de saúde ou até mesmo facilitar o acesso a serviços de moda, bem-estar e restauração.

Agora, até 27 de abril, as equipas finalistas vão participar em sessões individuais de coaching que serão seguidas de apresentações, na fase intermédia e final, a um conjunto de júris. O júri das sessões irá determinar os vencedores do Concurso depois de assistir às apresentações finais pelas equipas.

Os vencedores do Prémio “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” recebem de 6.000€, para projetos de base tecnológica e digital e o Prémio especial “Democracia Digital” de 4.000 euros, para projetos de base tecnológica e digital que promovam a capacitação cívica e a participação ativa dos cidadãos na vida democrática.

Para além dos primeiros prémios há ainda muitos outros prémios e benefícios, tais como: incubação, mentoria, capacitação, acesso a redes de especialistas, divulgação nacional e internacional, bolsas de estudo, vouchers de serviços, workshops, etc., que são oferecidos por mais de uma dezena de parceiros da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Os 12 projetos finalistas do Concurso “Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam” são os seguintes:

Dr. Travel: Uma plataforma online que fornece serviços de aconselhamento médico orientado para as atitudes e precauções a ter antes, durante e após uma viagem, permitindo o contacto direto com profissionais de saúde.

Oliveira do Hospital, A Friendly Municipality: Um projeto que tem como objetivo a promoção e integração social, económica e cultural das comunidades estrangeiras residentes no concelho de Oliveira do Hospital.

Buildtoo: Um software de coordenação e acompanhamento de projetos e obras, desenhado para investidores/proprietários e gestores de projeto.

LUPA – Laboratório Urbano Participado: O projeto Laboratório Urbano Participado pretende ser um agente intermediário de governança participativa na formulação de políticas urbanas.

MISK: Uma aplicação que recomenda restaurantes em menos de um minuto, permitindo descobrir sítios novos em cada cidade e região.

myPolis: Uma aplicação que pretende melhorar a comunicação entre políticos e cidadãos, através da qual se pode votar em propostas, reportar ocorrências e enviar mensagens.

Inople: O projeto Inople pretende educar, consciencializar e prevenir a diabetes através de jogos para dispositivos móveis.

Jornalíssimo: Pretende sensibilizar crianças e jovens para a importância de estarem informados sobre o mundo em que vivem através dos média, tendo em conta duas dimensões: leitura e produção escrita e audiovisual.

RUMO: Uma plataforma online de serviços de saúde e bem-estar exclusiva para emigrantes.

ZeroDegrees Health: Uma plataforma digital que tem como missão capacitar doentes autoimunes a obterem diagnósticos mais rapidamente e a encontrarem melhores tratamentos.

FuelSave: Uma aplicação para prestar formação em tempo real aos motoristas de camiões das transportadoras de mercadorias e logística, permitindo uma poupança até 20% em combustível e emissões de CO2.

Glam To Glam: Uma plataforma que possibilita a compra e venda de artigos de moda em segunda mão de forma fácil, confidencial e segura.