Concurso Internacional de Bailado do Porto 2019 leva 700 bailarinos ao Europarque

De 4 e 7 de abril, 700 bailarinos vão estar em competição no Europarque, em Santa Maria da Feira, na 9ª edição do Concurso Internacional de Bailado do Porto. Um concurso que dá a conhecer talentos na área do Ballet Clássico e Contemporâneo.

Concurso Internacional de Bailado do Porto 2019 leva 700 bailarinos ao Europarque
Concurso Internacional de Bailado do Porto 2019 leva 700 bailarinos ao Europarque. Foto: DR

Bailarinos de todo o mundo vão estar em competição na 9ª edição do Concurso Internacional de Bailado do Porto (CIB). O concurso tem início no dia 4 de abril, pelas 14h00, no Europarque em Santa Maria da Feira e dá a conhecer talentos na área do Ballet Clássico e Contemporâneo.

O concurso organizado pela Pallco – Performing Arts School & Conservatory divide-se em dois concursos distintos: para solistas e grupos de bailarinos de Clássico e/ou de Contemporâneo, entre os 5 e os 30 anos de idade, onde participam bailarinos oriundos do Brasil, Paraguai, Japão, entre outros países.

Para além da vertente competitiva associada ao concurso, o principal objetivo do CIB é a formação, através da atribuição de bolsas de estudo em escolas profissionais e a entrega de prémios monetários a bailarinos que se destaquem na competição. Até agora, já foram atribuídas cerca de 60 bolsas de estudo para escolas profissionais como a Royal Ballet School (Reino Unido) e a Balletshulle Theatre Basel (Suíça).

O painel de jurados do CIB é constituído por diretores e representantes das melhores escolas internacionais de bailado e inclui também nomes ilustres da dança a nível nacional como César Augusto Moniz – coreógrafo, diretor artístico ex-solista e jurado em programas como “Achas que Sabes Dançar?” e “Let’s Dance”.

Este ano, o CIB estabeleceu uma parceria com o Youth America Grand Prix (YAGP) com o intuito de promover a participação de bailarinos solistas num dos maiores concursos de dança a nível mundial.

Em 2018 tinha estabelecido também uma parceria com o Festival Internacional Passo de Arte em São Paulo, Brasil, maior competição de dança da América do Sul que nesta edição do CIB potencia a participação de 25 escolas sul-americanas.

Os bilhetes para assistir ao Concurso Internacional de Bailado do Porto ‘19 estão à venda na Bilheteira Online e na Bilheteira do Europarque. O preço de entrada para os dias 4, 5 e 6 de abril é de seis euros. Para assistir à Grande Final e à Cerimónia de Entrega de Prémios, o preço do bilhete é de dez euros. Crianças com menos de três anos não pagam bilhete.

Horário das provas:

Dia 4 e 5 de abril, quinta-feira e sexta-feira: 14h00 às 20h00

Dia 6 de abril, sábado: 10h00 às 13h30 e 15h00 às 19h30

Dia 7 de abril, domingo: 14h30 às 19h30; Cerimónia de Entrega de Prémios: 21h30