Concurso Internacional de Violino Isaac Stern de Xangai anuncia vencedores

Depois de três semanas e mais de 36 horas de apresentações pelos 27 mais talentosos violinistas de todo o mundo, o segundo Concurso Internacional de Violino Isaac Stern de Xangai anuncia os vencedores.

Concurso Internacional de Violino Isaac Stern de Xangai anuncia vencedores
Concurso Internacional de Violino Isaac Stern de Xangai anuncia vencedores. Foto: Concurso Internacional de Violino Isaac Stern de Xangai

Os vencedores dos prémios do segundo Concurso Internacional de Violino Isaac Stern de Xangai são:

Nancy Zhou, dos Estados Unidos, com o primeiro Prémio no valor de 100.000 dólares norte-americanos e contratos de desempenho com as principais orquestras

Olga Šroubková, da República Checa, com o segundo Prémio no valor 50.000 dólares

Diana Tishchenko, da Ucrânia, com terceiro prémio no valor de 25.000 dólares

Jia Yi Chen, da China, com o quarto Prémio no valor de 5.000 dólares

Chang Yuan Ting, do Canadá, com o quinto Prémio no valor de 5.000 dólares

Yun Tang, da China, com o sexto Prémio no valor de 5.000 dólares

Prémios Especiais para Liderança Humanitária e Performance Chinesa

Para além dos seis premiados principais foi atribuído o Prémio de Espírito Humano Isaac Stern a atribuído a Kayhan Kalhor e a Xiaoshuijing Miao Farmers Choir em reconhecimento de terem feito “uma contribuição notável para a nossa compreensão da humanidade através do meio musical”. Os dois vencedores foram selecionados pelo presidente do comité organizador da competição, Long Yu, Yo-Yo Ma e membros da família Stern. Ambos receberam um prémio de 10.000 dólares.

Prémio CPIC atribuído a Olga Šroubková da República Checa – premiada por melhor desempenho no trabalho chinês – La joie de la souffrance, de Qigang Chen – um prémio no valor de 10.000 dólares.

Repertório rigoroso e transparência na pontuação

Durante a competição final, cada uma das seis mulheres realizou dois concertos com a Orquestra Sinfónica de Xangai sob a direção de Michael Stern – uma nova obra chinesa de Qigang Chen e um concerto escolhido de uma lista de repertório padrão. Nas provas anteriores, os participantes compuseram suas próprias cadências para um concerto de Mozart, tocaram música de câmara com o Quarteto de Xangai e executaram sete trabalhos a solo. A prova Final foi transmitida pela televisão chinesa e transmitida ao vivo globalmente. As apresentações de todas as provas estão disponíveis online no canal do Concurso Internacional de Violino Isaac Stern de Xangai no YouTube.