Concurso para investigação conjunta Suíça – Brasil

Suíça e Brasil abrem concurso para o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação e da Água relacionada ao meio Ambiente. Primeira fase do concurso decorre até 23 de novembro de 2018.

0
Concurso para investigação conjunta Suíça - Brasil
Concurso para investigação conjunta Suíça - Brasil

O Fonds Nacional Suisse (FNS), da Suíça, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP), do Brasil, lançam concurso para projetos conjuntos de investigação, no âmbito dos programas bilaterais dos dois países.

O Programa de investigação conjunta Brasil-Suíça é destinado a investigadores na Suíça que desejam desenvolver investigação específica com investigadores no Brasil. Os projetos decorrem durante um período de três anos e beneficiam, no lado suíço, de um subsídio até 250.000 francos suíços, para as despesas elegíveis como as dos projetos nacionais do FNS, ou seja, aparelhos, fundos de investigação e salários. Os investigadores brasileiros contam com o apoio do CNPq) e do CONFAP.

Projetos conjuntos de investigação permitem aos investigadores suíços desenvolverem um projeto conjunto com investigadores brasileiros, nas áreas de:

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Água relacionada ao meio ambiente

As áreas das humanidades e das ciências sociais podem vir a ser também apoiadas desde que as questões de investigação estejam relacionadas com os dois temas chave do concurso.

O concurso é organizado em conjunto pelo FNS, CNPq e CONFAP, e o procedimento de avaliação consiste em duas fases (esboços e consultas).

Os esboços devem ser apresentadas até 23 de novembro de 2018. Os resultados da primeira fase (esboços) devem ser conhecidos em março de 2019, e aos selecionados é feito um convite para apresentarem os projetos até 17 de maio de 2019. Os resultados da segunda fase são comunicados em novembro de 2019.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!