Concurso para investigação conjunta Suíça – Brasil

Suíça e Brasil abrem concurso para o desenvolvimento de projetos de investigação conjuntos nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação e da Água relacionada ao meio Ambiente. Primeira fase do concurso decorre até 23 de novembro de 2018.

Concurso para investigação conjunta Suíça - Brasil
Concurso para investigação conjunta Suíça - Brasil

O Fonds Nacional Suisse (FNS), da Suíça, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP), do Brasil, lançam concurso para projetos conjuntos de investigação, no âmbito dos programas bilaterais dos dois países.

O Programa de investigação conjunta Brasil-Suíça é destinado a investigadores na Suíça que desejam desenvolver investigação específica com investigadores no Brasil. Os projetos decorrem durante um período de três anos e beneficiam, no lado suíço, de um subsídio até 250.000 francos suíços, para as despesas elegíveis como as dos projetos nacionais do FNS, ou seja, aparelhos, fundos de investigação e salários. Os investigadores brasileiros contam com o apoio do CNPq) e do CONFAP.

Projetos conjuntos de investigação permitem aos investigadores suíços desenvolverem um projeto conjunto com investigadores brasileiros, nas áreas de:

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)

Água relacionada ao meio ambiente

As áreas das humanidades e das ciências sociais podem vir a ser também apoiadas desde que as questões de investigação estejam relacionadas com os dois temas chave do concurso.

O concurso é organizado em conjunto pelo FNS, CNPq e CONFAP, e o procedimento de avaliação consiste em duas fases (esboços e consultas).

Os esboços devem ser apresentadas até 23 de novembro de 2018. Os resultados da primeira fase (esboços) devem ser conhecidos em março de 2019, e aos selecionados é feito um convite para apresentarem os projetos até 17 de maio de 2019. Os resultados da segunda fase são comunicados em novembro de 2019.