Concurso para jovens cineastas europeus

Comissão Europeia lança concurso para jovens realizadores, no âmbito da iniciativa #EUandME. O concurso de curtas-metragens decorre de 24 de agosto a 31 de outubro de 2018 para jovens europeus dos 18 aos 35 anos.

Concurso para jovens cineastas europeus
Concurso para jovens cineastas europeus. Foto: Rosa Pinto

A iniciativa #EUandME, da Comissão Europeia, abriu um concurso para a realização de curtas-metragens por jovens realizadores europeus. O concurso decorrer de 24 de agosto a 31 de outubro de 2018, e podem candidatar-se os jovens cineastas europeus com idades entre os 18 e os 35 anos.

Os candidatos podem participar numa das cinco categorias abrangidas pela iniciativa:

mobilidade;
sustentabilidade;
direitos;
competências digitais;
empresas.

O vencedor por categoria recebe uma subvenção de 7.500 euros para realizar o filme proposto, que será apadrinhado por um dos cinco realizadores europeus de renome envolvidos na série de curtas-metragens da iniciativa #EUandME.

Os candidatos devem a apresentar a sua ideia para uma curta-metragem relacionada com o impacto da União Europeia na vida quotidiana dos cidadãos, e para além de um guião para o filme deve enviar um vídeo curto onde demonstre a motivação e onde explique o conceito do filme que se propõe realizar, é também pedida uma ligação a um filme curto que já tenha realizado.

As candidaturas devem ser apresentadas em formato eletrónico através de um formulário de candidatura disponível online no website do concurso (disponível a partir de 24 de agosto de 11:00 – hora em Portugal Continental).

A iniciativa #EUandME, com as suas cinco curtas-metragens realizadas por cineastas europeus, foi apresentada nos 28 Estados-Membros da União Europeia em maio de 2018 com o objetivo de lançar um debate sobre o impacto da União Europeia na vida dos jovens. No website da iniciativa estão disponíveis mais informações sobre este concurso para jovens realizadores.