Conferência Europeia de Jazz no CCB

Maior conferência Europeia de jazz decorre, pela primeira vez, em Portugal, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, dias 13, 14 e 15 de setembro. A European Jazz Conference inclui palestras, encontros, concertos, showcases e visitas culturais.

Conferência Europeia de Jazz no CCB
Conferência Europeia de Jazz no CCB. Foto: DR

O Centro Cultural de Belém (CCB) acolhe, entre os dias 13 e 15 de setembro, a 5ª edição da European Jazz Conference, que é a maior conferência itinerante na área da música criativa na Europa.

A programação da conferência inclui palestras, encontros, concertos, grupos de trabalho especializados, showcases de bandas portuguesas e visitas culturais. É a primeira vez que se realiza em Portugal a conferência da Europe Jazz Network (EJN) e que reúne os principais atores-chaves à volta do jazz europeu para desenvolver ideias e práticas inovadoras.

A European Jazz Conference, em Portugal, é organizada pela EJN em colaboração com a Sons da Lusofonia/Festa do Jazz e o Centro Cultural de Belém.

Da programação destacam-se as palestras da cantora Maria João sobre o seu percurso artístico e de François Pachet, Director do Spotify Creator Technology Research Lab, sobre novos desafios na área da digitalização e inteligência artificial na área da música.

Os focos temáticos dos grupos de trabalho são formação de jovens na área de jazz, igualdade de género, acesso à música improvisada, promoção e divulgação no nível europeu e colaboração em redes, entre outros.

A conferência contempla ainda uma série de showcases a cargo de artistas nacionais, como: Impermanence; Bode Wilson Trio; Axes; Pedro Melo Alves’ Omniae Ensemble; Quarteto Beatriz Nunes e TGB.

A abertura da conferência vai ser marcada pelo Concerto de Gala com o Orquestra de Jazz de Matosinhos com participação especial de músicos de jazz portugueses de referência Maria João, João Paulo Esteves da Silva, João Barradas e João Mortágua.

Nos dias 14 e 15 haverá uma programação paralela que inclui os concertos do novo Ciclo Europeu de Jazz no Grande Auditório do CCB e concertos na livraria Ler devagar no Lx Factory.

Inscrições para participar na European Jazz Conference estão abertas até dia 10 de setembro.