Conselho da UE coloca sanções a mais seis indivíduos por atividades de manipulação de informações a favor da Rússia

Conselho da EU coloca sanções a mais seis indivíduos por atividades de manipulação de informações a favor da Rússia
Conselho da EU coloca sanções a mais seis indivíduos por atividades de manipulação de informações a favor da Rússia. Foto: Rosa Pinto

O Conselho da União Europeia (UE) aplicou medidas restritivas contra mais seis indivíduos por considerar ligados a atividades híbridas da Rússia, “em particular a Manipulação e Interferência de Informação Estrangeira contra a UE, os seus Estados-Membros e parceiros.”

Entre os seis indivíduos agora sujeitos a sanções estão os apresentadores de televisão Dmitry Guberniev, Ekaterina Andreeva e Maria Sittel, bem como o propagandista Pavel Zarubin. Indivíduos que são identificados por trabalharem para ou apoiado canais de televisão de propaganda russa, ou apresentado comícios e programas de propaganda como “Linha Direta com Vladimir Putin”, “onde disseminam desinformação sobre a guerra na Ucrânia e elogiam o regime de Putin.”

Os outros dois indivíduos são do setor cultural: o ator Roman Chumakov e o bailarino russo de origem ucraniana Sergey Polunin, que pelo trabalho como artistas, promovem propaganda pró-Rússia e teorias da conspiração sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, bem como narrativas antiucranianas e antiocidentais.

O Conselho da UE indicou que todos os seis indivíduos designados contribuem ativamente para a guerra da Rússia contra a Ucrânia, nomeadamente na arrecadação de fundos para as forças armadas russas.

Atualmente a UE adotou a aplicação de sanções a um total de 65 indivíduos e 17 entidades acusadas de atividades desestabilizadoras da Rússia. Os indivíduos estão sujeitos ao congelamento de bens, e os cidadãos e empresas da UE estão proibidos de disponibilizar- lhes fundos, ativos financeiros ou recursos económicos. As pessoas singulares também estão sujeitas a uma proibição de viagem que as impede de entrar ou transitar pelos territórios da UE.