Conselho da União Europeia aprova mais 3,5 mil milhões para apoiar à Ucrânia

Mecanismo Europeu para a Paz aumenta teto financeiro em mais 3,5 mil milhões de euros para um total de 12 mil milhões. Para o Conselho da União Europeia trata-se de um sinal político claro do apoio militar à Ucrânia e a outros parceiros.

Conselho da União Europeia aprova mais 3,5 mil milhões para apoiar à Ucrânia
Conselho da União Europeia aprova mais 3,5 mil milhões para apoiar à Ucrânia. Foto: © UE

O Conselho da União Europeia aprova aumento do teto financeiro geral do Fundo Europeu para a Paz em mais 3,5 mil milhões de euros. O teto financeiro global totaliza agora mais de 12 bilhões de euros.

Esta decisão tem o objetivo de garantir a sustentabilidade e previsibilidade financeira do Fundo Europeu para a Paz a longo prazo, e preservar o seu âmbito geográfico global e a capacidade da União Europeia prevenir e responder rapidamente a crises e conflitos.

“A decisão de hoje garantirá novamente que tenhamos o financiamento para continuar fornecendo apoio militar concreto às forças armadas de nossos parceiros. Este já é o segundo aumento do financiamento do Mecanismo Europeu para a Paz desde a sua criação em 2021. Em menos de dois anos, o Mecanismo provou o seu valor. Mudou completamente a forma como apoiamos os nossos parceiros na defesa. Torna a União Europeia e os seus parceiros mais fortes”, afirmou Josep Borrell, Alto Representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança.

Para o Conselho da União Europeia a decisão do aumento das verbas disponíveis do Fundo Europeu para a Paz é um envia de um sinal político claro do compromisso duradouro da União Europeia com o apoio militar à Ucrânia e a outros parceiros.