Conservatório de dança e música do Porto oferece bolsas a bailarinos estrangeiros

Pallco – Performing Arts School & Conservatory promove formação de bailarinos com oferta de bolsas de estudo a jovens estrangeiros. Lucas Henry, do Reino Unido, e Kauã Andrade e Letícia Travassos, do Brasil, foram os contemplados.

Conservatório de dança e música do Porto oferece bolsas a bailarinos estrangeiros
Conservatório de dança e música do Porto oferece bolsas a bailarinos estrangeiros. Foto: DR

Três jovens bailarinos estrangeiros participantes no Concurso Internacional de Bailado do Porto (CIB) foram contemplados com bolsas de estudo integral pelo Pallco – Performing Arts School & Conservatory, do Porto. As bolsas são destinadas à formação durante um ano letivo, e cobrem todas as mensalidades correspondentes à admissão no Conservatório.

Lucas Henry, de 10 anos, veio do Reino Unido, acompanhado de três irmãos, e no concurso, que decorreu de 4 a 7 de abril no Europarque, obteve duas classificações importantes: um segundo lugar, tanto na categoria Solista Clássico Masculino como Solista Contemporâneo Masculino (Escalão B).

Kauã Andrade, de 15 anos, do Brasil, para participar no CIB teve de fazer uma angariação de fundos com o objetivo de procura de novas oportunidades. O jovem bailarino conquistou o primeiro lugar na categoria Solista Clássico Masculino (Escalão D).

Letícia Travassos, de 12 anos, também viajou do Brasil para poder participar no CIB. Deixa agora Portugal com a promessa de voltar para a formação no conservatório de dança e música do Porto.

Para o Pallco – Performing Arts School & Conservatory a atribuição de bolsas de estudo para a formação de bailarinos é um dos pilares do projeto, realçou Sofia Marques dos Santos, responsável pela direção do Pallco. Neste caso através do acolhimento de bailarinos internacionais contribui para formação de artistas para o palco mundial.

Na preparação da 2ª edição dos Summer Courses, o Pallco atribuiu também duas bolsas para um curso de Contemporâneo, orientado pela dupla Iratxe Ansa e Igor Bakovich. As bolsas foram atribuídas a Kauã Andrade e ao italiano Elia Santonastaso, de 16 anos.

Pallco – Performing Arts School & Conservatory

O Pallco, que coordenado pela bailarina e professora Sofia Marques dos Santos, é o primeiro conservatório de dança e música da cidade do Porto. Um espaço único em Portugal destinado ao ensino das artes performativas da dança, música e teatro musical, tanto na vertente profissional como lúdica.

Para além das artes performativas, o Pallco também dispõe de serviços complementares para os seus alunos como fisioterapia, nutrição, mind coaching, podologia, apoio escolar e explicações individuais e de grupo.

Já para a população em geral, o Pallco oferece outras atividades como Pilates, Yoga, Body & Mind, ginástica, treino funcional, senior training, ballet para adultos, dança contemporânea para adultos, Salsa fit e danças de salão.