Coprodução Audiovisual Luso-Indiana

Portugal e a Índia assinalaram acordo para a realização de coproduções Luso-Indianas com reconhecimento oficial. Um acordo que permite que as coproduções possam receber apoios e benefícios estatais de ambos os países.

Coprodução Audiovisual Luso-Indiana
Coprodução Audiovisual Luso-Indiana

Um acordo bilateral entre Portugal e a Índia, agora assinado, vai possibilitar a realização de coproduções Luso-Indianas com reconhecimento oficial. Projetos conjuntos possam a poder ter acesso a apoios e benefícios estatais para o cinema e o audiovisual, em ambos os países.

O objetivo do acordo é “promover e facilitar a coprodução de filmes, desenvolver a indústria audiovisual e melhorar a cooperação enre os dois países, desenvolver o intercâmbio cultural e económico e contribuir para a melhoria da relação entre ambos”.

O reconhecimento oficial das coproduções em ambos os países passa a ser feito em Portugal pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual – ICA, e na Índia pelo Ministério da Informação e Difusão.

Este acordo com a Índia “dá seguimento ao objetivo estratégico do ICA de desenvolver a indústria do cinema e do audiovisual, nomeadamente através de oportunidades de coprodução entre países”. Trata-se de mais um acordo em linha com os já celebrados com o Governo do Estado de Israel e com o Reino de Marrocos.

Atualmente Portugal possui 12 tratados bilaterais de coprodução cinematográfica com Alemanha, Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Índia, Israel, Itália, Marrocos, Moçambique e São Tomé e Príncipe, além de integrar a Convenção Europeia sobre Coprodução Cinematográfica e a Convenção de Integração Cinematográfica e Audiovisual Ibero-Americana, o que permite aos produtores nacionais a coprodução com cerca de 60 países, em quatro continentes.