Coração gigante feito por portugueses e espanhóis em Penamacor

Convívio Cardio-Saudável Transfronteiriço envolveu 700 portugueses e espanhóis em diversas atividades saudáveis no dia 15 de maio. Os participantes de Penamacor, Valverde del Fresno e Eljas construíram um coração gigante em Penamacor.

Coração gigante feito por portugueses e espanhóis em Penamacor
Coração gigante feito por portugueses e espanhóis em Penamacor. Foto: DR

A terceira edição do Convívio Cardio-Saudável Transfronteiriço, que envolveu 700 participantes de Portugal e Espanha, no dia 15 de maio, num conjunto de atividades saudáveis, e à construção do terceiro Coração Terras do Lince em Movimento, em Penamacor.

A iniciativa envolveu que participantes de Penamacor, Valverde del Fresno e Eljas, começou com um pequeno-almoço saudável, seguido da construção do coração gigante, que, este ano, “teve a particularidade de criar um efeito semelhante ao batimento daquele órgão”.

Logo de manhã depois da construção do coração, decorreu a caminhada ‘O Lince Mexe-se na Vila Madeiro’, uma caminhada que foi assinalada “como se tratasse de uma prova de orientação.”

A meio da manhã os participantes deram início ao ‘Itinerário Saudável’, com vários ateliês e workshops. Na sede do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, decorreram apresentações dos veículos da Proteção Civil, de dispositivos de urgências e salvamento dos Bombeiros Voluntários de Penamacor, da Autoridade Nacional de Proteção Civil – Comando Distrital de Castelo Branco e da Força Aérea Portuguesa, além de ateliês de RCP e salvamentos em acidentes fluviais e uma visita ao stand do Núcleo de Alunos de Enfermagem da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.

Portugueses e espanhóis participaram ainda em workshops educativos sobre obesidade, bullying, consumos e sexualidade.

Da parte da tarde, decorreu um ateliê de Salvamento em Montanha e a continuação do ‘Itinerário Saudável’ e de workshops. No final, foram entregues Certificados de Excelência na promoção da saúde da Comunidade Escolar das Terras do Lince e um momento musical com a Carpe Tuna da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova.

Convívio assinalou Mês do Coração

O convívio Cardio-Saudável Transfronteiriço, organizado pelo Centro de Saúde de Penamacor, teve como objetivo assinalar o Mês do Coração, com uma sinergia transfronteiriça que envolveu a Câmara Municipal de Penamacor, alunos desde o ensino pré-escolar e primeiro ciclo até ao ensino secundário, dos dois lados da fronteira, e a Academia Sénior de Penamacor, além de outras entidades.

O convívio teve também como objetivo capacitar a comunidade na prevenção das doenças cardiovasculares, criar protocolos de rápida articulação entre as diferentes entidades e instituições da região das Terras do Lince e alertar para a necessidade de caminhar e de comer bem, potenciando, desta forma, as crianças a tornarem-se cidadãos mais responsáveis.

Este ano também foram envolvidas instituições, como o Comando Distrital da Proteção Civil, com a equipa de Resgate em Alta Montanha e bombeiros profissionais, a Força Aérea, os Bombeiros Voluntários de Penamacor e o Núcleo dos Alunos de Enfermagem da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O convívio realiza-se anualmente, e alternadamente em Portugal e Espanha. A alternância permite uma experiência mais enriquecedora para os alunos, que contactam com culturas diferentes.