Corina Cretu chocada com devastação dos incêndios na Madeira

Comissária Europeia Corina Cretu visitou na Madeira as zonas afetadas pelos grandes incêndios que ocorreram este verão e garante apoiar os madeirenses através do Fundo de Solidariedade da União Europeia.

Corina Cretu chocada com devastação dos incêndios na Madeira
Corina Cretu chocada com devastação dos incêndios na Madeira. Foto: © UE/ Bruno Portela

A tragédia dos recentes incêndios em Portugal revela como é importante a solidariedade da União Europeia em tempos de crise, lembra a Comissária Europeia Corina Cretu, e faz também notar que a União Europeia está pronta a ajudar, uma vez mais, para que os madeirenses possam responder às consequências da catástrofe que ocorreu durante o passado verão.

Na Madeira a Comissária visitou as zonas afetadas pelos recentes incêndios, acompanhada pelo Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, e verificou que a ilha da Madeira sofreu uma tragédia de grandes proporções.

A Comissária, na página do facebook, refere: “Fiquei triste por ver a devastação de muitas casas, edifícios públicos e infraestruturas”, e “a minha mais profunda simpatia vai para as vítimas eas suas famílias”, e indica que a “Comissão Europeia pode ajudar a mitigar os efeitos dos incêndios, através do Fundo de Solidariedade da UE (FSUE)”.

A Comissária Corina Cretu anunciou que Portugal já apresentou um pedido para beneficiar de auxílio do FSUE. A Comissão irá agora analisar o referido pedido e, em seguida, propor um montante de auxílio ao Parlamento Europeu e ao Conselho.