Council for Exceptional Children distingue David Rodrigues

David Rodrigues, Presidente da Presidente da Pró-Inclusão - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, é distinguido pelo Council for Exceptional Children. O Ministério da Educação já endereçou felicitações ao premiado.

Edifício do Ministério da Educação, em Lisboa
Edifício do Ministério da Educação, em Lisboa. Foto: Rosa Pinto

David Rodrigues, atual Presidente da Pró-Inclusão – Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, é distinguido com o prémio ‘Distinguished International Leader Award 2017’ pelo Council for Exceptional Children – Division of International Special Education & Services.

O prémio atribuído pelo Council for Exceptional Children reconhece os profissionais pela sua liderança internacional e contributo para a educação e bem-estar de crianças e jovens com necessidade de educação especial.

O Council for Exceptional Children – Division of International Special Education & Services, com sede em Washington, EUA, é a maior e mais prestigiada instituição mundial no campo específico da Educação Especial e Inclusiva.

O Ministério da Educação (ME) já felicitou David Rodrigues pela distinção, considerando que este reconhecimento internacional é entendido como um “inestimável contributo de que beneficiarão os alunos, professores, famílias e escolas. Mas é também a prova do mérito do trabalho desenvolvido há muitos anos pela comunidade educativa na educação de jovens com dificuldades e condição de deficiência.”

O ME indica, em comunicado, que conta com o aconselhamento de David Rodrigues como de outros parceiros, “para a reflexão aberta e construtiva de uma política no setor que se quer inclusiva e integradora em benefício dos alunos, das famílias e da comunidade educativa no seu todo.”

O Council for Exceptional Children indica, na sua página Web, que “o premiado irá receber uma medalha e um prémio em dinheiro” durante a Convenção Anual, que deverá ocorrer em 21 de abril, em Boston, EUA.

David Rodrigues é doutorado pela Universidade Técnica de Lisboa (atual Universidade de Lisboa) com trabalho sobre Paralisia Cerebral, e um pós-doutoramento na Virginia State University, EUA, onde orientou “diversas teses de doutoramento e várias dezenas de teses de Mestrado.”

Foi coordenador do Pólo do Projeto Minerva da Universidade que envolvia a utilização de modelos de intervenção pedagógica com recurso a tecnologias digitais para alunos com diversas condições de deficiência.

David Rodrigues coordenou o Mestrado em Educação Especial e o Curso de Terapias Expressivas – Musicoterapia e Dança Terapia, em 1999, na Faculdade de Motricidade Humana, e lecionou nas universidades de Lisboa, Porto, Coimbra e Açores, e ainda em várias universidades estrangeiras, incluindo na Bélgica e no Brasil.

O premiado pelo Council for Exceptional Children representou Portugal em vários Projetos Europeus e foi vice-presidente para a Europa da Sociedade Internacional para Estudos da Criança. Fundador e diretor da Revista ‘Educação Inclusiva’, e autor de diversas obras e artigos sobre Educação Especial.

Atualmente David Rodrigues é, entre vários cargos, membro do grupo de peritos sobre os direitos das pessoas com deficiência junto do Conselho da Europa, presidente da Pró-Inclusão-Associação Nacional e membro do Centro de Investigação em Educação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.