COVID-19: Bragança instala mais 74 camas no pavilhão municipal

Município de Bragança instala mais 74 camas no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira para acolher doentes de COVID-19 em fase de trânsito, complementando as estruturas hospitalares já instaladas. Objetivo possuir capacidades para mitigar impactos da pandemia.

COVID-19: Bragança instala mais 74 camas no pavilhão municipal
COVID-19: Bragança instala mais 74 camas no pavilhão municipal. Foto: DR

Bragança está agora dotado de mais uma estrutura de 74 camas para poder acolher doentes de COVID-19. A estrutura foi criada pelo Município de Bragança no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira com o objetivo de servir como enfermaria de acolhimento para doentes em fase de transição.

O pavilhão está já preparado para ser utilizado como complemento ao hospital de campanha já instalado pelo Município na Unidade Local de Saúde do Nordeste.

Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, referiu: “Adaptar este equipamento e dotá-lo de condições para acolher doentes COVID-19 em fase de transição, ou doentes não COVID, permite alargar, de uma forma versátil, a capacidade de resposta face à pandemia, para o bem da saúde dos brigantinos e do distrito”.

O presidente da autarquia destacou que “apesar de não ter sido construído para o efeito, o Pavilhão servirá de forma competente este nobre propósito, já que ali puderam ser instaladas, graças ao seu amplo espaço interior, várias enfermarias para isolamento de doentes”.

O Presidente refere, também, que “esta solução contou com a boa vontade de várias entidades privadas que disponibilizaram diversos materiais a título gratuito, demonstrando grande solidariedade e capacidade de responder positivamente a esta missão comum de mitigar os efeitos da pandemia”.

“Além das instalações sanitárias e da climatização existentes no Pavilhão Municipal, a nova unidade de apoio é constituída por 14 enfermarias individuais, oito de seis camas, três de quatro, dois consultórios e uma área de triagem”, esclareceu o autarca.

As 74 camas, cedidas pelo Hotel São Lázaro, estão disposta com as devidas distâncias de segurança entre equipamentos e estruturas modulares para maior privacidade dos doentes que ali possam ser instalados. A enfermaria está, também, equipada com a roupa de cama necessária, com jogos de lençóis e almofadas produzidos propositadamente e a título gratuito pela empresa Piubelle. Foram, ainda, cedidos cobertores e edredons, por parte da Obra Social Padre Miguel e pelo Hotel Classis.

COVID-19: Bragança instala mais 74 camas no pavilhão municipal
COVID-19: Bragança instala mais 74 camas no pavilhão municipal. Foto: DR

O pavimento do Pavilhão foi coberto com uma tela própria para o efeito e toda a infraestrutura desinfetada, por forma a garantir as melhores condições de utilização.

Todos os recursos para minimizar o impacto da COVID-19 encontram-se junto ao Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, como seja o Centro de Testes COVID-19 com capacidade para realizar até 200 testes por semana, em funcionamento às segundas, quartas e sextas, e a Unidade Local de Saúde do Nordeste e o hospital de campanha situam-se a 400 metros.

O Município de Bragança como esta ação tenta prevenir e conter a propagação da COVID-19, procurando mitigar ao máximo os seus efeitos na cidade e na região de Bragança.