COVID-19: Comissão Europeia propõe mais 18 milhões de euros de apoio a Portugal

Comissão Europeia propõe mais 18 milhões de euros de apoio a Portugal para medidas de emergência contra a pandemia. O auxílio a Portugal para despesas devido à pandemia de COVID-19 totaliza mais de 55 milhões de euros.

COVID-19: Comissão Europeia propõe mais 18 milhões de euros de apoio a Portugal
COVID-19: Comissão Europeia propõe mais 18 milhões de euros de apoio a Portugal. Foto: © Rosa Pinto

A pandemia de COVID-19 continua a colocar à prova a solidariedade europeia. A Comissão Europeia propôs hoje um pacote global de quase 530 milhões de euros de apoio financeiro adicional do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), para apoiar 17 Estados-Membros e três países candidatos à adesão, na proteção da saúde pública e na luta contra o coronavírus.

Deste pacote financeiro Portugal vai receber 18.039.670,00 euros, para além dos 37.528.511,00 euros de adiantamento divulgados em outubro de 2020. Assim, Portugal irá receber um total superior a 55 milhões de euros.

Um apoio a despesas públicas em equipamento médico e de proteção individual, apoio de emergência à população e medidas de prevenção, monitorização e controlo da propagação da doença.

A Comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, afirmou: “O Fundo de Solidariedade da UE é uma demonstração concreta da solidariedade europeia em ação. Desde a sua criação, tem prestado assistência e alívio eficazes a milhões de pessoas em tempos difíceis. No ano passado, alargámos o seu âmbito de aplicação de modo a abranger emergências de saúde graves. Propomos agora mobilizar a tão necessária assistência financeira relacionada com o coronavírus. O FSUE está novamente a cumprir a sua missão principal.”

A mobilização dos pagamentos finais do FSUE aos Estados-Membros é efetuada após uma avaliação exaustiva dos pedidos apresentados. A contribuição financeira proposta pela Comissão Europeia carece de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu.