A Comissão Europeia e o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT) anunciam, nas Jornadas de Educação e Competências do EIT 2025, o lançamento de uma Academia Europeia de Materiais Avançados. A Academia irá formar especialistas em materiais avançados, para impulsionar a competitividade da União Europeia.
Os materiais avançados são considerados os novos materiais ou materiais melhorados que possuem um desempenho superior e que permitem tecnologias mais ecológicas, seguras e eficientes. Fazem parte dos materiais avançados os usados para a energia limpa, a mobilidade sustentável, para dispositivos digitais e construção resiliente. Materiais que irão apoiar as transições ecológica e digital da Europa e reforçar a competitividade industrial.
Para contribuir para as principais prioridades da UE, como impulsionar a competitividade e a inovação, apoiar o desenvolvimento de competências e incentivar os melhores talentos a escolher a Europa, a Academia deverá formar 200.000 pessoas até 2029.
Com esta iniciativa a Comissão Europeia pretende apoiar a implementação da estratégia da UE para os Materiais Avançados para a Liderança Industrial, anunciada em 2024, bem como apoiar a futura Lei dos Materiais Avançados, prevista para 2026, que é uma das principais ações da Bússola da Competitividade.














